Início Aviação Militar

Pescador com insuficiência renal em barco é resgatado por helicóptero da Marinha

Cena do vídeo visto mais abaixo nesta matéria

No último dia 6 de novembro, militares da Marinha do Brasil (MB) conduziram uma operação de resgate aéreo de um tripulante a bordo de uma embarcação no Espírito Santo. A missão foi desencadeada em resposta a um chamado de socorro de uma embarcação pesqueira localizada a 140 quilômetros da costa, nas proximidades de Vitória, onde um tripulante apresentava suspeita de insuficiência renal.

Para executar a evacuação aeromédica (EVAM), o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) mobilizou a aeronave de serviço da Esquadra do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), com sede em São Pedro da Aldeia (RJ). O helicóptero, UH-14 Super Puma, equipado com uma equipe médica e membros do Grupo de Busca e Salvamento do Complexo Aeronaval, decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

O Comandante da aeronave, Capitão de Corveta Diego Costa de Souza, descreveu o procedimento da operação: “Ao chegar no local do resgate, iniciamos a descida do primeiro militar de resgate, que avaliou o enfermo e o método de extração. Em seguida, outro militar desceu junto com o cesto de resgate para que fosse içado com a vítima”. A ação foi realizada com sucesso, e o tripulante enfermo foi transportado até o aeroporto de Vitória, onde uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estava aguardando.

O Capitão de Corveta Diego expressou seu contentamento em participar de missões desse tipo, enfatizando a satisfação em salvar vidas e auxiliar pessoas em situações de perigo. Ele ressaltou a importância da colaboração entre as Organizações Militares envolvidas na Operação de Busca e Salvamento no Mar (SAR) para o sucesso da missão.

Imagem: Marinha do Brasil

Informações da Agência Marinha de Notícias

Leia mais:


Sair da versão mobile