Início Acidentes e Incidentes

Pescador “fisga” avião Cessna que havia desaparecido no mar dois anos atrás

Uma aeronave que estava desaparecida há quase dois anos foi encontrada nesta segunda-feira, no fundo do mar, após ser “fisgada” por um pescador.

O Cessna 172 Skyhawk registrado na Alemanha havia decolado em setembro de 2023 de Hamburgo com plano de voo para a cidade de Bayreuth, no mesmo país. Porém, após a decolagem, ao invés de ir para o sul, o avião foi no sentido contrário rumo ao Mar do Norte.

Após seis horas de voo, o monomotor desapareceu dos radares e buscas foram iniciadas. Após dias de busca feita por várias guardas costeiras de países do norte da Europa, nada foi encontrado e o trabalho de procura foi suspenso.

Porém, nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro de 2024, um barco de pesca que navegava no Mar do Norte próximo do Arquipélago de Shetland, na Escócia, acabou “fisgando” parte da fuselagem do Cessna 172 em sua rede de pesca.

Ao puxar a rede para cima, os pescadores notaram que dentro da fuselagem havia restos humanos, muito possivelmente do piloto, identificado como um alemão de 62 anos, que era o único ocupante do C172. Ele havia planejado a viagem para Bayreuth com antecedência usando uma aeronave emprestada, mas de última hora pediu para que a esposa não seguisse com ele.

Durante todo o voo, em nenhum momento foi declarada emergência, e os dados de radar sempre apontaram que a aeronave teve uma descida dentro dos padrões até sumir dos radares, indicando que o piloto desviou da rota e voou para o mar de maneira deliberada.

Sair da versão mobile