
A United Airlines celebrou o Dia Nacional de Planejamento de Férias, celebrado nos Estados Unidos em 30 de janeiro, com a cientista cognitiva Dra. Laurie Santos, apresentadora do podcast The Happiness Lab e professora da Ivy League, para analisar novas pesquisas que examinam a ligação entre felicidade e a reserva de viagens de férias.
De acordo com uma nova pesquisa da United, 70% dos americanos afirmam que reservar uma passagem de avião para viajar lhes traz felicidade, e a maioria das pessoas diz que experiências os fazem sentir-se mais felizes do que bens materiais.
“Planejar uma viagem pode proporcionar um inesperado aumento de felicidade, pois experiências são mais importantes para o nosso bem-estar do que esperamos,” disse a Dra. Santos. “Ao reservar uma viagem, você experimenta a recompensa de antecipar uma experiência positiva. O aumento de felicidade que conseguimos com viagens pode durar muito depois de reservar seu bilhete – desde os momentos de antecipação feliz da sua viagem, passando pela viagem divertida em si, até as vezes que você relembra os principais momentos da viagem com amigos ao retornar para casa.”
A pesquisa da United mostra que 68% das pessoas dizem que janeiro é um mês em que elas precisam de algo para esperar, enquanto mais da metade dos americanos relatam sentir a depressão sazonal do inverno.
As descobertas da United também revelam o poderoso aumento de humor positivo que ocorre quando se reserva um voo para férias, mostrando que as pessoas ficam quase tão felizes planejando seu itinerário (73%) e tão felizes compartilhando memórias da viagem com outras pessoas (83%) quanto quando estão experimentando a viagem (82%).
Para elevar o humor, viajar é surpreendentemente mais eficaz do que comprar objetos. De acordo com as pesquisas revisadas pela Dra. Santos, o aumento de felicidade a partir de uma compra de viagem é mais de duas vezes maior do que o efeito de felicidade ao comprar roupas, joias ou artigos domésticos, e mais de quatro vezes maior do que ao comprar produtos eletrônicos.
“Uma viagem de férias lhe proporciona um aumento de felicidade maior e mais duradouro, pois como humanos, somos encantados pela novidade do desconhecido. A emoção de uma nova bolsa desaparece rapidamente, uma vez que nos acostumamos a ela com um truque que nossa mente faz chamado ‘adaptação hedônica’, mas uma viagem traz novas experiências a cada dia que nos encantam e envolvem,” disse a Dra. Santos. “E então construímos isso por meio de conexões sociais ao viajar com outras pessoas e conversar sobre nossa viagem com elas mais tarde.”
Os dados da pesquisa da United também mostram que 73% dos americanos disseram que se sentiriam mais felizes reservando um voo para um novo destino em vez de um destino ao qual já foram.
Essa iniciativa de encorajar as pessoas a planejarem férias não só alivia o estresse e combate a depressão sazonal, como também destaca como as experiências podem enriquecer nossa vida de maneira duradoura.
Informações da United Airlines