Início Mercado

Pesquisa global revela que mais da metade dos entrevistados planeja viajar nos próximos três meses

Imagem: Victor Freitas, via Pexels

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World) lançou, durante o Airports Innovate – novo global evento de ACI dedicado  à inovação na aviação – a mais recente edição do relatório da Pesquisa Global de Viajantes do programa Airport Service Quality (ASQ), ou ASQ 2023 Global Traveller Survey (GTS) em inglês, que revelou uma intenção positiva de viagem, apesar dos impactos da economia global.

Pelo quarto ano, a experiência do ACI World Airport Service Quality (ASQ) em pesquisa de mercado foi utilizada para no relatório ASQ 2023 Global Traveller Survey (GTS) ao incluir as opiniões de mais de 4.000 viajantes de 30 países que viajaram de avião pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

O relatório GTS fornece insights importantes sobre a evolução dos comportamentos e expectativas dos viajantes e contribui para o avanço da excelência da experiência aeroportuária, explorando tendências de viagens atuais e emergentes, bem como monitorando o impacto potencial de eventos externos na indústria de viagens aéreas.

Principais conclusões:

Globalmente, 54% dos entrevistados que viajaram por lazer e por motivos pessoais relataram que eventos econômicos e geopolíticos influenciaram seus planos de viagem no ano passado;

Embora os viajantes relatem terem percebido o impacto significativo da situação econômica em seus hábitos de viagem, são encontradas poucas evidências sobre o impacto da economia nos seus comportamentos reais de viagem nos últimos 12 meses ou nos seus comportamentos previstos para os próximos 12 meses.

Na verdade, os viajantes nunca estiveram tão ansiosos para viajar. Cinquenta e seis por cento dos entrevistados planejam viajar nos próximos três meses, em comparação com 51% no mesmo período do ano passado.

Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral de ACI World, disse que “o relatório ASQ 2023 Global Traveller Survey deste ano traz a mudança de foco dos impactos imediatos da pandemia de Covid-19 para uma compreensão mais ampla das tendências de viagens que afetam os comportamentos e expectativas atuais e futuros dos viajantes. As descobertas mostram que, embora os viajantes relatem um alto impacto percebido da situação econômica em seus hábitos de viagem, eles nunca estiveram tão ansiosos para viajar. Embora a economia global continue a enfrentar incertezas, a indústria de viagens aéreas está caminhando na direção certa, com os passageiros, seguramente, no centro das estratégias dos aeroportos.”

Principais tendências de consumo

Automação: 58% dos viajantes preferem abordagens tecnológicas e automatizadas para melhorar a sua experiência de viagem. No entanto, ainda existe uma preferência pelas interações humanas em etapas cruciais, como o controle de segurança e os processos de imigração.

Personalização da experiência de viagem: 74% dos viajantes usariam um aplicativo que enviasse informações personalizadas para tornar sua viagem mais fluida.

Envolvimento emocional: os passageiros esperam que a experiência no aeroporto seja elevada acima do padrão histórico da viagem no aeroporto, especialmente porque procuram um envolvimento emocional mais forte com o aeroporto.

Trabalho remoto e híbrido: o aumento do trabalho remoto levou a uma mistura de viagens de negócios e de lazer, com 59% dos entrevistados combinando mais de um motivo de viagem na mesma viagem.

Sustentabilidade: 72% dos viajantes esperam ver um ambiente verde nos aeroportos e 43% dos entrevistados já ouviram falar de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF).

A conclusão do relatório GTS foi possível graças ao apoio da IDEMIA como Parceiro Consultivo Platinum; KONE, Plaza Premium Group e NACO como patrocinadores Premium; e Boingo como patrocinador padrão.

Airports Innovate

Sob o tema “Think Tank Dinâmico – Revelando o Futuro”, novo evento de ACI World, que acontece até esta quarta-feira (22) em Mascate, capital de Omã, trará as mais recentes inovações que estão transformando a indústria aeroportuária global. A conferência será organizada pelo Aeroporto de Omã.

Com a expectativa de receber mais de 400 delegados, mais de 30 expositores e patrocinadores e mais de 60 palestrantes, este evento reunirá um público influente composto por líderes aeroportuários globais e seus núcleos de inovação, desenvolvedores de tecnologia de aviação, companhias aéreas, autoridades de aviação civil, fornecedores da indústria, especialistas em mobilidade, start-ups e muito mais.

Airports Innovate abrangerá uma ampla gama de tópicos críticos para a indústria aeroportuária, incluindo design de aeroportos, inteligência artificial e Big Data, soluções de negócios, inovação verde e sustentabilidade, laboratórios de inovação, experiência do cliente, transformação digital e infraestrutura, comércio e varejo eletrônico, sistemas elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e mobilidade aérea avançada, facilitação e operações, futuro da força de trabalho, mobilidade e conectividade, gerenciamento de riscos, segurança e segurança cibernética, cidades inteligentes, metaverso e estratégia de marca.

Informações da ACI-LAC

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile