Início Aeroportos

Pessoas a 115 km de distância agora guiam os aviões no aeroporto London City

SAAB Torre Controle Remota Tráfego Aéreo Aeroporto London City
Torre de Controle remota do London City – Imagem: SAAB

Todos os voos no aeroporto internacional central de Londres, o London City, estão sendo guiados para pousar ou decolar por pessoas localizadas a 115 km de distância do coração do distrito comercial de London Docklands.

Isso porque os controladores de tráfego aéreo que coordenam os pousos e decolagens do London City agora ficam no centro de controle de tráfego aéreo do National Air Traffic Services (NATS) em Swanwick, Hampshire, usando uma visão de “realidade aprimorada” fornecida por uma torre de controle digital de última geração de 50 metros de altura.

A tecnologia marca uma mudança radical na gestão do tráfego aéreo global e ajudará o aeroporto a atender a um aumento esperado na demanda por voos durante a temporada de verão, já que as restrições da COVID-19 serão atenuadas a partir de segunda-feira, 17 de maio.

O investimento de vários milhões de libras na comprovada tecnologia digital remota é um marco importante no investimento do City Airport em seu futuro, após a conclusão de novos estandes de aeronaves e uma pista de taxiamento paralela de comprimento total que se tornou operacional em dezembro de 2020.

Alison FitzGerald, diretor de operações do London City Airport, disse: “Estamos imensamente orgulhosos de nos tornarmos o primeiro grande aeroporto internacional a adotar essa tecnologia pioneira. Este investimento em infraestrutura inteligente nos ajudará a atender ao crescimento futuro da demanda de passageiros, melhorar a gestão do tráfego aéreo e nos dar capacidade futura enquanto a indústria da aviação se recupera da pandemia.”

Segundo FitzGerald, desde que entrou em operação no final de janeiro, a tecnologia funcionou muito bem e está pronta para o aumento esperado na demanda por voos, à medida que os britânicos reservam sua merecida escapada de verão.

Juliet Kennedy, diretora de operações da NATS, disse: “Esta é a primeira grande torre de controle digital do Reino Unido e representa uma conquista tecnológica e operacional significativa, especialmente no contexto da COVID-19. A tecnologia de torre digital deixa para trás um projeto que permaneceu praticamente inalterado por 100 anos, permitindo-nos gerenciar aeronaves com segurança de quase qualquer lugar, enquanto fornece aos nossos controladores novas ferramentas valiosas que seriam impossíveis em uma torre de controle tradicional.”

Como funciona

A tecnologia foi pioneira pela Saab Digital Air Traffic Solutions, que experimentou e testou com sucesso o sistema nos aeroportos de Örnsköldsvik e Sundsvall na Suécia.

Magnus Lewis-Olsson, Presidente e Presidente da Saab UK, comentou: “Este é um marco importante para a Saab na implementação de soluções de tráfego aéreo remoto em grandes centros aeroespaciais civis com tráfego denso em um espaço aéreo complexo. Estamos ansiosos para ver a tecnologia decolar no Aeroporto da Cidade de Londres, dando aos controladores novas ferramentas e recursos de segurança que demonstram os benefícios que as torres digitais podem trazer. ”

Dezesseis câmeras e sensores de alta definição montados em um mastro capturam uma visão de 360 ​​graus do campo de pouso do City Airport. Isso é transmitido por meio de uma conexão de fibra super rápida para uma nova sala de controle no centro de controle de tráfego aéreo do NATS em Swanwick.

Imagem: NATS

Imagem: NATS

Uma equipe dedicada de controladores usa as imagens ao vivo, uma alimentação de áudio do campo de aviação e informações de radar para instruir os movimentos das aeronaves dentro e fora do aeroporto.

A transmissão ao vivo, transmitida através de redes de fibra seguras independentes, é exibida em 14 telas HD na sala de controle do Swanwick para fornecer uma imagem panorâmica em movimento. Isso pode ser sobreposto com dados digitais para fornecer uma visão aprimorada da realidade.

Informações como sinais de chamada, altitude e velocidade de todas as aeronaves que se aproximam e saem do aeroporto, leituras do tempo e a capacidade de rastrear objetos em movimento podem ser incluídas nesta exibição visual única. Câmeras com zoom panorâmico e inclinação podem ampliar imagens em até 30 vezes para uma inspeção mais próxima.

A tecnologia digital melhora significativamente a consciência situacional dos controladores, permitindo decisões rápidas e informadas para melhorar a segurança e a eficiência operacional.

A torre de controle digital do City Airport foi concluída em 2019 e passou por um extenso período de testes antes de se tornar totalmente operacional. A torre analógica de 30 anos, que deveria passar por uma atualização significativa, será reconstruída como parte do programa de modernização do City Airport.

A pesquisa revelou uma enorme demanda reprimida por viagens internacionais neste verão. O maior cliente do aeroporto, a British Airways, está introduzindo uma nova rota para San Sebastian, na Espanha, ao lado de destinos turísticos populares, incluindo Ibiza, Mykonos e Santorini para ajudar a atender ao aumento esperado nas viagens de curta distância.

Uma pesquisa independente realizada no mês passado mostrou que 72% dos passageiros frequentes desejam voltar a viajar quando as restrições forem suspensas, enquanto 71% acreditam que as viagens devem ser permitidas de e para países que têm a COVID-19 sob controle.

Informações do NATS

Sair da versão mobile