Início Acidentes e Incidentes

Pessoas filmam jato executivo descendo de paraquedas no meio da cidade

O piloto de um jato executivo enfrentou uma emergência nessa sexta-feira, 25 de novembro, perto do Aeroporto Regional de Indianapolis, nos Estados Unidos, instantes depois de ter decolado.

Diversos vídeos, gravados por pessoas nas proximidades do local, mostram a aeronave descendo de paraquedas no meio da cidade, conforme mostrado nos players a seguir:

Segundo a WRTV Indianapolis, o piloto saiu ileso depois que de ter acionado o paraquedas do jato executivo, garantindo a chegada segura da aeronave ao solo, de acordo com o sargento da polícia do estado de Indiana, João Perrine.

Dados do Aviation Safety Network indicam que a aeronave modelo Cirrus SF50 Vision Jet G2 é registrada sob a matrícula N15VJ, um exemplar fabricado em 2020.

O local do “pouso” imprevisto do avião foi em um pequeno reservatório de água bem próximo da pista de onde ocorreu decolagem, conforme mostra o histórico de rastreamento de voo.

Imagem: FlightRadar24

Testemunhas disseram à WRTV que o piloto foi examinado por médicos no local e posteriormente liberado.

Não está claro o que levou ao pouso de emergência, mas o escritório do xerife do condado de Hancock disse que o piloto relatou que, ao tentar ganhar altitude, o motor começou a falhar e perder potência.

O National Transportation Safety Board (NTSB) e a Federal Aviation Administration (FAA) coletarão equipamentos eletrônicos da aeronave para tentar determinar a causa do problema.

As aeronaves da fabricante norte-americana Cirrus, tanto com motores a pistão quanto o modelo monomotor à jato SF50, contam com o sistema de paraquedas à disposição do piloto para emergências em que não seja possível continuar o voo até um pouso seguro.

A título de curiosidade, o vídeo a seguir mostra o momento da ativação do sistema, chamado de CAPS (Cirrus Aircraft Parachute System), durante os testes de certificação do jatinho executivo:

Sair da versão mobile