Início Variedades

Pessoas se amontoam na cabeceira da pista para levar “rajada” de ar quente do motor de avião

O aeroporto de Skiathos, na Grécia, é conhecido por ser um destino popular entre os observadores de aviões europeus. Localizado na ponta de uma passarela escarpada, com vista de uma pequena praia de pedra e da estrada pública, o local é conhecido por sua posição única.

O local, que foi nomeado em homenagem a um romancista grego e nativo, foi construído em terrenos recuperados. Sua localização inebriante entre colinas e seu espaço curto e estreito oferecem uma experiência diferenciada aos observadores. No entanto, há riscos que muitas vezes os turistas ignoram.

Um desses riscos, como mostrado em um vídeo que tem ganhado repercussão na última semana nas redes sociais, é o de ficar na cabeceira recebendo o ar quente do motor de um jato em procedimento de decolagem. Além de poder causar queimaduras, a força da propulsão pode lançar pedras e até mesmo arremessar pessoas.

Um caso famoso foi registrado no ano de 2018, quando, durante a decolagem de um jato de passageiros, um menino britânico de 12 anos foi arremessado quase 10 metros no ar. Por sorte, ele foi levado a tempo para um centro médico para tratamento.

O local grego se assemelha ao aeroporto Princesa Juliana, na famosa Maho Beach, em Saint Maarten, onde as aeronaves que pousam passam sobre a praia, a poucos metros das cabeças dos banhistas, e as que decolagem também geram o mesmo efeito visto em Skiathos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile