Pilatus celebra entrega de turboélice PC-12 de número 2.000

Um dos mais populares turboélices do mundo, o suíço Pilatus PC-12 atingiu a marca de 2.000 aeronaves entregues.

Divulgação – Pilatus

A aeronave de número 2.000 foi para a PlaneSense, empresa americana de compartilhamento de aeronaves, que hoje tem 43 turboélices PC-12 e 11 jatos PC-24, todos da Pilatus, para atender seus clientes por todos os EUA.

Fabricado desde 1991, o Pilatus teve a proposta de ser um turboélice monomotor de alta performance, com velocidade e teto de cruzeiro próximo de pequenos jatos, visando tomar mercado de alguns jatinhos mais antigos.

Podendo levar até 9 passageiros a uma velocidade de 285 nós (528 km/h), o avião suíço se destaca pelo conforto e flexibilidade, já que tem uma porta de carga, permitindo trabalho tanto como cargueiro como avião-ambulância. Ele também consegue operar em pistas de terra e não preparadas.

Apenas no ano passado, a Pilatus produziu 80 aeronaves do modelo na sua fábrica em Stans, na Suíça. A empresa estima que ao menos 70 aviões PC-12 estejam em voo ao mesmo tempo em algum lugar do globo.

No Brasil a aeronave é usada como avião de suporte pela Azul Linhas Aéreas (transporte de peças e mecânicos, visitas a aeroportos para avaliação, entre outros), além de ser utilizada por diversos táxis-aéreos e operadores privados.

Pela Assessoria de Imprensa da Pilatus

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias