Início Indústria Aeronáutica

Pilatus PC-12 foi a aeronave executiva mais voada nos EUA no ano passado, com mais de 316 mil decolagens

Imagem: Pilatus Aircraft

O PC-12 fabricado na Suíça foi a aeronave de negócios mais utilizada nos Estados Unidos no ano passado. Entre agosto de 2023 e julho de 2024, foram registradas mais de 316 mil decolagens, o que representa 8,8% de todas as saídas. O turboélice monomotor impressiona pela versatilidade, segurança, confiabilidade e eficiência.

Na aviação executiva, os Estados Unidos se destacam como o mercado líder mundial. A “AvBuyer” apresenta uma visão geral das aeronaves de negócios mais frequentemente voadas, baseada em informações da “WingX Advance”, especialista em dados da indústria. Essa análise revela que o Pilatus PC-12 lidera a lista das aeronaves de negócios mais utilizadas nos EUA, com 316.328 decolagens registradas no período mencionado.

Estatisticamente, cerca de 70 das mais de 2.000 aeronaves PC-12 da frota global estão no ar a qualquer momento. Somente em 2023, a Pilatus produziu 101 PC-12 no coração da Suíça, com entregas para todo o mundo, incluindo 48 unidades para clientes nos EUA. A frota internacional de PC-12 já completou mais de dez milhões de horas de voo, sendo utilizada em diversas missões, como viagens de negócios, transporte de cargas, ambulâncias aéreas e serviços de emergência.

Lançada em 2019, a versão mais recente, o PC-12 NGX, é uma aeronave de última geração equipada com o motor turboélice mais seguro disponível – o Pratt & Whitney Canada PT6. Estatísticas indicam que esse motor torna o PC-12 uma das aeronaves monomotoras mais seguras do mercado.

O PC-12 também reflete os esforços da Pilatus em sustentabilidade, alcançando destinos com um consumo de combustível relativamente baixo. O motor é certificado para o uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), um benefício adicional que contribui para um voo seguro e eficiente.

Informações da Pilatus Aircraft

Leia mais:

Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.
Sair da versão mobile