Pilota se torna a primeira comandante trans da Argentina

Um marco na aviação argentina ocorreu recentemente, com a primeira pilota trans a exercer a profissão como Comandante.

Nascida como homem e com nome Carlos Daniel Campolieto, a aviadora decidiu fazer a transição para se tornar uma mulher trans. Após a mudança do nome para Traniela Carle Campolieto, foi a vez de assumir a nova identidade.

Em publicações nas redes sociais, Traniela é vista com a tripulação do Airbus A330-200 da companhia aérea estatal do país, a Aerolíneas Argentinas, e diz: “Exercendo a profissão que eu tanto amo, primeiro dia no trabalho como Pilota Trans“.

Os jatos A330 são os maiores na frota da Aerolíneas. Na alta temporada a aeronave é usada em voos de Buenos Aires para o Brasil.

Até onde se tem notícia, Traniela é a primeira mulher trans a exercer a profissão de Piloto de Linha Aérea no país e provavelmente a primeira do continente, sendo um marco para a causa LGBTQIA+. Ela também faz parte da Comissão de Diversidade da Asociación de Pilotos de Líneas Aéreas da Argentina.

Divulgação – APLA
Divulgação – Facebook
Divulgação – Facebook
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias