Início Acidentes e Incidentes

Piloto aborta o voo após passageiros receberem fotos de acidentes aéreos em seus telefones

Foto de Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Um voo da empresa aérea AnadoluJet, que deveria partir de Tel Aviv (Israel) para a Turquia, foi cancelado nesta terça-feira (10), depois que vários passageiros receberam fotos de acidentes aéreos em seus celulares. O incidente ocorreu quando o avião estava taxiando para decolar, de acordo com um comunicado divulgado pela Autoridade de Aeroportos de Israel (IAA).

Mais tarde, a IAA disse que cerca de nove passageiros estavam envolvidos no envio das fotos e foram presos. Eles foram removidos do voo e levados para interrogatório. Enquanto isso, os demais passageiros tiveram que passar por uma nova checagem de segurança, antes de embarcarem novamente ao seu destino, com um atraso de algumas horas.

Segunto o noticiário local Haaretz, a IAA não esclareceu quantas pessoas receberam as fotos ou se estavam usando a mesma rede de celular ou marca de telefone. Alguns relatórios sugeriram que as fotos foram divulgadas através do serviço AirDrop da Apple, que permite o compartilhamento de arquivos em dispositivos próximos.

Todos os suspeitos envolvidos na “brincadeira de mau gosto” tinham cerca de 18 anos de idade, dizia o comunicado da polícia. Eles são suspeitos de espalhar informações falsas que causaram medo e pânico entre o público, disse a polícia.

Segundo o site de notícias Ynet, o Boeing 737 que faria o voo deveria decolar com 160 passageiros. O comandante do voo foi elogiado pelas autoridades israelenses por retornar com a aeronave, logo após ficar sabendo, por meio da tripulação, que os passageiros estavam recebendo as mensagens.

Abaixo, uma das fotos compartilhadas com os passageiros, a qual refere-se a um acidente envolvendo a empresa turca Turkish Airlines.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile