Piloto aciona código 7600 sobre Roraima e Força Aérea envia caça Super Tucano

Força Aérea Brasileira
A-29 Super Tucano – Imagem: CB V. Santos / Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa última quarta-feira, dia 17 de novembro, o socorro em voo de uma aeronave civil que se deslocava de Iracema com destino a Cantá, ambas cidades do estado de Roraima, no extremo Norte do Brasil.

Após perceber que estava com problema para se comunicar pelo rádio, o piloto da aeronave, de modelo Cessna 206 e de matrícula PT-OJD, acionou o código 7600 no transponder, procedimento previsto para falha de comunicação. Ao receber o sinal de alerta na tela radar, o COPM-4 acionou a aeronave que estava de alerta.

Cessna 206, semelhante ao envolvido – Imagem ilustrativa: Cory W. Watts / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Diante do problema, o avião de caça A-29 Super Tucano da FAB, conduzido pelo Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAv) – Esquadrão Escorpião, decolou imediatamente da Base Aérea de Boa Vista, capital de Roraima, para realizar a interceptação.

Ao fazer contato visual com o piloto, a Força Aérea identificou que a aeronave conseguia ouvir, mas não conseguia transmitir as informações pelo rádio. Por isso, o Esquadrão Escorpião passou a realizar o procedimento de socorro em voo.

A ação consiste em empregar meios aeroespaciais para prestar apoio, a partir de uma aeronave em voo, à aeronave em emergência, interceptando-a, assistindo-a e, eventualmente, orientando-a para o pouso.

Com o procedimento, a FAB acompanhou e coordenou, na frequência livre, o pouso, que ocorreu de maneira segura no Aeroporto Pouso das Aguias, em Cantá.

Informações da Força Aérea Brasileira

https://aeroin.net/caca-da-fab-intercepta-e-derruba-aeronave-no-norte-do-mato-grosso/

https://aeroin.net/pneu-de-jumbo-explode-ao-pousar-em-guarulhos-e-momento-e-registrado-em-video/

https://aeroin.net/aviao-da-gol-derrapa-atinge-luzes-da-pista-e-passageiro-ameaca-quebrar-tudo/

https://aeroin.net/aviao-do-eda-decola-soltando-fumaca-no-aeroporto-de-viracopos-veja-em-video/

https://aeroin.net/vindo-da-bolivia-com-aviao-cheio-de-drogas-piloto-nao-respeita-ordens-da-forca-aerea/

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Airbus decide cancelar pedidos de aeronaves A350 da Qatar Airways

0
A briga entre a Airbus e a Qatar Airways sobre o A350 continua feroz, e a fabricante decidiu cancelar quatro encomendas da companhia árabe.