Piloto alinha A319 na pista errada e recebe número para telefonar após pousar

O A319 em aproximação na pista errada, em cena do vídeo que você verá nesta matéria

Uma ocorrência durante um procedimento de aproximação para pouso de um Airbus A319 foi registrada recentemente nos Estados Unidos, após a aeronave ser alinhada com a pista errada e o controlador de tráfego precisar insistir por três vezes na instrução de arremetida até que os pilotos respondessem.

O áudio das comunicações durante o incidente foi publicado nesta semana, conforme você verá no vídeo abaixo nesta matéria, mostrando que, após o pouso, o controlador de tráfego forneceu um número de telefone para que os pilotos fizessem contato devido uma possível violação de conduta.

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A319 registrado sob a matrícula N836AW, operado pela American Airlines, quando realizando o voo AA-1892 de Boise para Dallas Ft. Worth no dia 28 de agosto.

Airbus A319 – Imagem: PlanespotterA320 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O avião estava se aproximando de Dallas quando o controlador de tráfego aéreo do setor autorizou os pilotos para uma aproximação visual à pista 18R (18 da direita) e, pouco depois, transferiu-os para a frequência de comunicação da torre de controle do aeroporto.

No contato com o controlador da torre, este liberou o Airbus A319 para continuar o pouso na pista 18R, e então avisou a veículos do aeroporto que a pista 18L (18 da esquerda) estava fechada, já que estes entrariam na pista para uma inspeção por conta de uma colisão com pássaros.

A aeronave, porém, foi alinhada com a pista 18L e, durante a aproximação, o controlador da torre pediu ao piloto que verificasse se estava corretamente alinhado para a 18R, ao que ele respondeu que sim.

Os pilotos então continuaram o procedimento de aproximação na pista errada, até que o controlador instruiu “American 1892, arremeta, pista 18L”.

Sem resposta, o controlador reforçou de forma mais assertiva “American 1892, arremeta”. Novamente sem reação, já com voz mais elevada, ele repetiu a mesma instrução.

O piloto finalmente confirmou a instrução e arremeteu a cerca de 700 pés (200 metros) sobre o solo, e depois foi entregue de volta para a frequência de comunicação do controle de tráfego de aproximação.

A aeronave foi guiada para uma aproximação por instrumentos para a pista 13R, e durante o deslocamento, o controlador do setor perguntou “American 1892, quando for possível, poderia dizer o motivo de ter arremetido?”, ao que o piloto prontamente respondeu “A arremetida foi por pista errada, American 1892”.

Os pilotos completaram o pouso sem novas intercorrências, e após estarem em solo, o controlador de tráfego do aeroporto perguntou “American 1892, você tem uma caneta? Eu preciso te passar um número de telefone”.

O piloto respondeu que sim, e o controlador então finalizou “American 1892, possível violação (“pilot deviation”). Você precisa fazer contato com a área da Torre Oeste de Dallas no telefone 972-615-xxxx”.

Segundo a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), “pilot deviation” são as ações de um piloto que resultam na violação de um Regulamento Federal de Aviação.

Veja no vídeo a seguir todo a sequência desde o início da aproximação até a arremetida e depois o pouso definitivo:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Registrado outro recorde pelo Aeroporto de Viracopos no total dos 7...

0
Após o anúncio sobre o recorde histórico de movimento de passageiros, o Aeroporto de Viracopos também consolida recorde de cargas.