Piloto aluno acerta uma águia durante voo de treinamento e animal vai parar no colo dele

No dia 8 de fevereiro de 2023, um susto marcou o voo de um aluno-piloto no Aeroporto de Hradec, na República Tcheca. Pouco depois das 14h, uma aeronave Cessna em que estava colidiu com uma águia a uma velocidade de aproximadamente 200 km/h.

O impacto foi tão forte que dividiu o pássaro ao meio e a parte superior da ave ficou presa no manche, enquanto a parte inferior foi parar nos assentos traseiros. A hélice dianteira e o para-brisa da aeronave também foram danificados. O piloto instrutor assumiu o comando e realizou o pouso de emergência com segurança.

O piloto estudante de 23 anos ficou levemente ferido na colisão e precisou ser levado ao hospital para tratamento. Felizmente, ninguém mais ficou ferido.

Vale ressaltar que acidentes com aves são relativamente comuns no espaço aéreo e são uma preocupação constante para os pilotos e as autoridades de aviação. O incidente envolvendo o Cessna 172RG traz uma boa ilustração disso. Veja abaixo mais uma foto (esperar carregar).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias