Início Novidades

Piloto aplica alta potência no Boeing 737 MAX, mas não consegue tirá-lo da grama; assista ao momento

O Boeing 737 MAX com os motores em alta potência, em cena do vídeo apresentado abaixo

Um vídeo que tem ganhado destaque ao longo deste final de semana mostra que uma noite chuvosa no Aeroporto Internacional Southwest Florida (códigos RSW/KRSW), em Fort Mayers, no Sudoeste da Flórida, terminou com uma aeronave comercial presa na grama.

Na gravação a seguir, nota-se que o piloto de um Boeing 737 MAX da United Airlines aplica alta potência nos motores para movê-lo, porém, não há sucesso na tentativa:

Segundo a mídia norte-americana, o incidente da gravação acima ocorreu na noite da sexta-feira, 16 de setembro, quando a aeronave Boeing 737 MAX 9 registrada sob a matrícula N37510 estava sendo empurrada para trás (procedimento de “pushback”) pelo veículo de reboque, sendo tirada de um dos portões de embarque/desembarque do terminal do aeroporto.

Os relatos de funcionários de serviços de solo são de que a aeronave saiu do pavimento durante o procedimento, e então os pilotos tentaram utilizar a força dos motores para removê-la da grama lamacenta, mas não obtiveram sucesso.

Quando ficou claro que a aeronave não seria capaz de ser tirada da grama sem assistência, os pilotos desligaram os motores e aguardaram ajuda.

Além do vídeo captado na noite da sexta-feira, uma foto postada nas redes sociais mostra o 737 MAX da United preso no mesmo local durante o dia, com uma escada conectada à fuselagem e equipes de apoio ao redor, mas não há confirmação se a cena é de antes do vídeo, na tarde da sexta-feira, ou de depois do vídeo, na manhã do sábado.

Segundo dados da plataforma RadarBox, o N37510 pousou às 15h00 da tarde da sexta-feira e voltou a voar somente às 12h45 do sábado, portanto, esse histórico de rastreamento indica que a ocorrência deve ter acontecido quando o jato era removido do portão após os passageiros terem desembarcado.

A decolagem feita na hora do almoço do sábado estava programada para acontecer às 08h00 da manhã, o que indica que o avião deve ter demorado a ser retirado do local e passar por uma inspeção dos técnicos de manutenção, para constatar que não houve nenhuma consequência antes de voltar a voar.

Sair da versão mobile