‘Piloto bom é aquele se mantém vivo’, explica comandante brasileiro em vídeo

O comandante Rafael Santos, fundador do canal Teaching for Free do YouTube e conhecido por compartilhar histórias de sua trajetória na aviação, publicou um vídeo recente em que explica quando um piloto pode ser considerado bom.

Ao longo de pouco mais de cinco minutos, Santos procura desmistificar, de maneira direta e objetiva, uma questão que muitos passageiros fazem: existe piloto bom e piloto ruim? Segundo dita sua experiência, a resposta é SIM.

“Piloto bom é o cara que cumpre regulamentos. É o cara que faz a coisa correta, da forma como foi escrito para fazer (…) Piloto bom é aquele que tem noção do seu limite, que não extrapola esse limite e, principalmente, que mantém esse limite confinado dentro das normas e regulamentos”, comenta Santos.

“A nossa atividade, no caso, a aviação, é feita de decisões, pequenas ou grandes, mas de decisões. Quando eu cumpro o regulamento eu economizo meu cérebro de decidir alguma coisa que já está implicitamente decidido. Por exemplo, não decolar com visibilidade inferior a 1.000 metros. Quando está 1.001 você decola, quando está 999 não decola, simplesmente assim, é uma decisão tomada. Deixe seu cérebro bom e disposto para tomar decisões mais complexas”, prossegue.

“Ah, mas 999, é ‘umzinho’. É ‘umzinho’ porque ‘umzinho’ livra você do morro, eventualmente (..) Por isso, essa decisão tomada mantém você um excelente piloto, tem mantém vivo (…) Piloto bom é um piloto que se mantém vivo, que tem noção, entendimento (dos regulamentos)”, segue.

No vídeo, que pode ser visto na íntegra abaixo ou diretamente no canal Teaching for Free, Santos também dá outros exemplos que apoiam sua análise e valem ser vistos, pois ajudam a entender o por quê de a aviação ser considerada o meio de transporte mais seguro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias