Piloto brasileiro conta por que ‘ama’ pousar em um aeroporto do Alasca

Aeroporto Anchorage Ted Stevens Alasca
O gelado Aeroporto de Anchorage. Imagem: Umnak [CC]

O piloto brasileiro Rafael Santos, o “Tiozão”, já é bastante conhecido entre os entusiastas da aviação pelo seu canal no YouTube, o Teaching For Free (TFF). Recentemente, ele contou por que tem no longínquo aeroporto de Anchorage, no Alasca, a sua operação de pouso favorita.

O Aeroporto Internacional Ted Stevens é o maior e mais importante complexo aeroportuário do estado norte-americano do Alasca. Tem três pistas que variam de 3.231 metros a 3.780 metros de comprimento e é frequentemente usado como escala para voos entre o restante dos EUA e a Ásia, mas também opera companhias regionais como Alaska Airlines, PenAir e Ravn Alaska.

Rafael “Tiozão” Santos relata que a aproximação da pista 7R/25L tem uma privilegiada da bela paisagem que cerca o aeroporto. “Você chega sobre um lago lindíssimo, tem um panorama da cidade a sua frente à esquerda e um monte de montanhas na lateral. É muito bonito!”, diz Tiozão no vídeo.

Além disso, a aproximação é “limpa e lisa”, permitindo que flapes e trem de pouso sejam acionados mais próximos da pista. No verão, a luz do sol está presente quase 24 horas por dia e, no inverno, as luzes da aeronave refletem no lago congelado, oferecendo um visual inesquecível. 

O piloto também não deixa de citar os pontos negativos da operação em Anchorage, como excesso de gelo e neve no inverno, que dificulta, sobretudo, o taxiamento, e o vento, que muitas vezes vem de forma intensa e surpreendente. O que não deixa de dar certa emoção ao voo.

Confira o relato completo do Tiozão no vídeo abaixo. Em seguida, veja o vídeo de uma aproximação no Ted Stevens a partir da cabine (mas com foco nos pilotos e não na cena ao redor).

https://www.youtube.com/watch?v=J_Q87uL9Z5g

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias