Piloto brasileiro foi afastado pela empresa após ser detido por militares ao filmar o que não deveria

Avião Turboélice ATR 72-600
ATR 72, modelo que o piloto pilotaria quando foi detido – Imagem: Laurent ERRERA / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um piloto brasileiro da companhia estatal indiana Alliance Air foi detido por algumas horas pelo pessoal de segurança da Força Aérea da Índia (IAF) na Estação da Força Aérea de Uttarlai, em Rajasthan, por supostamente tirar fotos e gravar vídeos do aeródromo restrito usando seu telefone celular.

Segundo o Times of India, o piloto iria operar um voo fretado para Deli quando foi confrontado. A IAF apresentou uma queixa formal à Direção Geral da Aviação Civil da Índia (DGCA), disse uma fonte ao portal indiano.

O incidente ocorreu na segunda-feira da semana passada, dia 9 de janeiro, quando o voo fretado 9I-962 da Alliance Air, com 23 passageiros a bordo, operado pela aeronave ATR 72-600 de matrícula VT-AIZ, se preparava para decolar de Uttarlai.

ATR 72-600 da Alliance Air – Imagem: ATR

“Era iniciado o embarque quando o piloto, de nacionalidade brasileira, começou a filmar o quartel da aeronáutica. Não se sabe se o fazia por curiosidade, por entusiasta da aviação ou por outros motivos. Ele foi capturado pelo pessoal de segurança da IAF e detido para interrogatório”, disse uma fonte ao portal.

O voo fretado deveria partir por volta do meio-dia, mas, como o piloto não estava disponível, a aeronave permaneceu no solo por quase cinco horas e finalmente partiu para Deli no final da noite.

A fonte acrescentou: “O incidente causou muita consternação entre os funcionários da companhia aérea, especialmente com o Dia da República daqui a algumas semanas”.

De acordo com as normas do IAF estabelecidas para operação de voo civil a partir de seus aeródromos, “não é permitida nenhuma fotografia aérea/terrestre da aeronave e nenhum equipamento sensorial deve ser transportado pelos passageiros em bolsas de mão.”

Os voos civis não regulares (voos fretados) com tripulantes estrangeiros, como nesse caso com o piloto brasileiro, podem operar para essas estações aéreas da IAF somente após obter autorização específica.

Segunda a NDTV, em comunicado, a Alliance Air disse que o piloto em questão foi retirado da escala enquanto se aguarda investigação:

“A segurança para a Alliance Air é fundamental e tais ocorrências são vistas com seriedade pela Alliance Air. O referido piloto foi retirado da escala enquanto se aguarda investigação. Garantimos que todas as ações corretivas necessárias serão implementadas. Gostaríamos de reiterar que a Alliance Air, como companhia aérea, segue os procedimentos/políticas. Nós sinceramente lamentamos pelo inconveniente aos nossos estimados clientes a bordo.”

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Brasil bate recorde histórico com maior fluxo de turistas internacionais em...

0
Na comparação com o mesmo período de 2023, quando o Brasil recebeu 577.215 visitantes de outros países, o crescimento foi de 28,8%.