Piloto chama a polícia para resgatar passageiros de avião abandonado pela equipe de terra

Foto: Transport Pixels from England, CC BY 2.0, via Wikimedia

A polícia foi chamada para ajudar dezenas de passageiros “abandonados” na pista por três horas dentro de um avião da empresa aérea TUI, que deveria ter decolado para Tenerife. Os turistas ficaram presos na pista antes de serem escoltados para fora do avião no aeroporto de Manchester.

O TOM-2106 da noite de domingo (29) já estava atrasado, mas, mais tarde, acabou ficando com os passageiros presos a bordo devido à falta de funcionários na empresa de ground handling. Uma filmagem feita a bordo mostra o piloto dizendo aos passageiros: “A Swissport nos abandonou”.

O passageiro Adam Wyczalkowski, 22, que estava no voo, disse ao Manchester Evening News que os viajantes ficaram presos na pista até as 22h quando a polícia chegou para ajudar a desembarcar da aeronave. Naquele ponto, todos já estavam estressados a bordo.

O voo deveria sair às 17h50, mas estávamos atrasados ​​e embarcamos por volta das 19h. Foi-nos dito que as malas precisariam ser carregadas pela Swissport, mas então ouvimos que eles tinham apenas carregado metade na aeronave. Fomos informados de que os funcionários haviam desaparecido e o piloto nos disse que, devido aos regulamentos de horário da tripulação, o voo poderia ser cancelado”.

Depois disso, o piloto pediu ajuda aos policiais, que acessaram a aeronave e acompanharam o desembarque dos passageiros. No vídeo, acessível aqui, o piloto relata a situação aos passageiros.

Desculpas

Mais tarde, um porta-voz da TUI disse: “Gostaríamos de pedir desculpas aos clientes que viajam no voo TOM-2106 de Manchester para Tenerife, que infelizmente foi atrasado devido a problemas operacionais. Entramos em contato com os clientes afetados, oferecemos acomodação e refeições onde necessário, e os informamos sobre o novo horário de partida o mais rápido possível. Este voo deve partir agora à noite”.

Um comunicado da Swissport, por sua vez, dizia: “Embora o retorno dos volumes de voos após o sério impacto da pandemia seja, sem dúvida, um desenvolvimento positivo, também está exacerbando os desafios de recursos em todo o setor de aviação, inclusive na Swissport, especialmente em um período movimentado de viagens de férias. Sentimos muito por nossa parte em quaisquer atrasos e interrupções que os passageiros tenham experimentado. Estamos fazendo tudo o que podemos para lidar com nosso papel em atender nossos desafios de recursos, recebendo mais de 2.000 novos colegas desde o início do ano, e continuamos trabalhando com nossos parceiros para identificar medidas de contingência e melhorar os tempos de entrega de bagagens e aeronaves”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias