Início Variedades

Piloto da British Airways sofre sequestro na África do Sul, com roubo de suas contas bancárias e ameaças

Boeing 787-8 da British Airways – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Em uma ocorrência grave, um piloto da British Airways foi sequestrado e submetido a uma agressão violenta durante uma parada em Joanesburgo, na África do Sul, cidade conhecida por seus altos índices de criminalidade.

O incidente ocorreu quando o Primeiro Oficial, comumente chamado de copiloto, deixou o local onde ele e sua tripulação estavam hospedados para realizar uma breve excursão de compras em um supermercado local, reporta o Paddle Your Own Kanoo.

Ao voltar para o complexo onde estava hospedado, a situação tomou um rumo diferente quando uma mulher se aproximou do piloto, pedindo ajuda para carregar suas compras no carro. Aproveitando a oportunidade, homens mascarados repentinamente atacaram o piloto e o colocaram à força no banco de trás do veículo. Ele foi levado para uma casa, onde enfrentou um calvário de cinco horas, enquanto os sequestradores tentavam acessar suas contas bancárias.

Os agressores, após esvaziarem com sucesso as contas do piloto, foram além, ao entrar em contato com sua esposa e ameaçar prejudicá-lo caso ela não revelasse os detalhes de sua própria conta bancária. Agravando ainda mais o sofrimento, o grupo alertou o piloto de que possuía fotos comprometedoras, tiradas sob coerção, e ameaçou publicá-las caso ele relatasse o incidente à polícia.

Um porta-voz da British Airways, sem confirmar detalhes específicos das alegações, emitiu uma declaração afirmando: “Estamos apoiando nosso colega e as autoridades locais em sua investigação“.

A ocorrência não é a primeira envolvendo pilotos da British Airways em Joanesburgo. Em julho passado, um comandante da companhia foi mantido sob a mira de uma arma, roubado e posteriormente esfaqueado na perna enquanto tentava fugir perto do mesmo local de hospedagem. O piloto teve que passar por tratamento de emergência em um hospital local antes de ser autorizado a retornar para casa.

A situação geral de segurança em Joanesburgo levanta preocupações, com estatísticas oficiais indicando uma média de 75 assassinatos e 400 roubos registrados diariamente ao longo do último ano. O governo britânico emitiu avisos, destacando uma crescente ameaça de sequestros em toda a África do Sul e até mesmo relatos de crianças pequenas sendo sequestradas de lojas, shoppings e praias.

Leia mais:

Sair da versão mobile