Início Novidades

Piloto da Gol pede bombeiros após Boeing 737 MAX indicar fogo no pouso; veja como tudo ocorreu

O Boeing 737 sendo inspecionado pelos bombeiros, em cena do vídeo apresentado abaixo

Os procedimentos de uma ocorrência no início da tarde desse sábado, 24 de dezembro, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, puderam ser acompanhados ao vivo, conforme o vídeo disponibilizado nesta matéria, por quem assistia às transmissões dos canais que disponibilizam câmeras apontadas para o mais movimentado terminal aeroportuário do Brasil.

Os pilotos de um Boeing 737 precisaram solicitar atendimento dos bombeiros depois que a aeronave apresentou um alerta de fogo a bordo, no porão de cargas/bagagens.

No vídeo abaixo, do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, é possível acompanhar o pouso, ouvir a comunicação dos pilotos avisando que precisariam parar na taxiway CC (“charlie charlie”) devido ao alerta e pedindo que o controlador de tráfego aéreo acionasse os bombeiros.

Logo depois, pode-se acompanhar os desdobramentos da situação, como, por exemplo, o controlador instruindo ao próximo avião que trocasse a aproximação, que estava sendo feita para a pista 10R, para a pista ao lado, a 10L, já que os bombeiros cruzariam a 10R para o atendimento ao avião, e os caminhões partindo para a pista.

O momento do desvio da aeronave na aproximação, já não muito distante do pouso, também foi captado, conforme mostrado no vídeo seguir:

Como foi possível ver nas imagens acima e acompanhar pelas comunicações, o voo era o Gol-1563, que chegava de Palmas a Guarulhos por volta das 13h30 da tarde desse sábado. A aeronave utilizada era o Boeing 737 MAX-8 de matrícula PS-GPM.

Depois que os bombeiros já estavam nos arredores do avião, o piloto questionou se eles haviam observado algo anormal. O controlador reportou que eles não perceberam nada visualmente e nem pelos equipamentos de identificação de calor utilizados. Portanto, aparentemente, tratou-se de uma indicação falsa.

Depois de alguns minutos desde o pouso, os pilotos puderam prosseguir com o taxiamento até a posição remota de estacionamento determinada, e os bombeiros o acompanharam até lá, como é procedimento padrão de segurança em situações como essa.

Sair da versão mobile