Piloto da Gol pede registro do avião que entrou na cabeceira errada durante seu pouso

Um “estresse” foi registrado ontem (14) no Aeroporto de Juazeiro do Norte, enquanto um avião da Gol pousava e um turboélice King Air decolava.

Tudo aconteceu no início da tarde, quando um Boeing 737-800 da GOL, de matrícula PR-GGP, se aproximava para pouso pela cabeceira 13 do referido aeroporto.

Enquanto o jato da GOL não chegava, um turboélice King Air C90 de matrícula PR-TNC, informou à Rádio Juazeiro que estava em táxi até a cabeceira 31. O operador da rádio pede, então, para o piloto confirmar a informação, já que a cabeceira em uso era a 13, e o piloto corrige e afirma que está indo para a 13.

Quando se tem o serviço de Rádio, oficialmente chamado de Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS), não se solicita autorizações para táxi, decolagem ou pouso, mas os pilotos apenas informam as intenções e as localizações, que são repassadas pela Rádio a outras aeronaves, assim como as condições meteorológicas do local.

Neste caso, o King Air informou que iria decolar pela cabeceira em uso, a 13, que é a mais próxima do terminal de passageiros, tendo um tempo de táxi mais curto, já que o caminho até a cabeceira é feito pela própria pista com backtrack (meia-volta) no final para poder alinhar e decolar.

Acontece que os pilotos do King Air se confundiram e acabaram indo para a cabeceira 31, mais distante e de modo que a decolagem ficaria no sentido oposto ao curso do avião da GOL.

Quando o piloto do 737 percebe que o avião ia decolar no sentido do seu pouso, questiona o colega do turboélice, que afirma que vai decolar e curvar à esquerda. O estresse então começa.

“Você tá na pista então, é isso?”, diz o piloto do 737, ao que o piloto do King Air responde positivamente. O GOL exclama “Não pode amigo! Você não tem como livrar pela direita para nós pousarmos aí não?”.

Logo depois, o piloto da GOL afirma que está descontinuando a aproximação, como é possível ver na foto acima obtida do RadarBox, e que dará uma meia-volta (360º) para permitir a decolagem do King Air sem conflito com o seu voo.

Com o GOL postergando seu pouso, um voo da Azul que vinha de Campinas na sequência acaba reduzindo a velocidade e fazendo uma órbita, e também reclama, falando “que tá complicado isso”.

Por fim, após o pouso, o piloto da GOL solicita por duas vezes à Rádio Juazeiro a matrícula do King Air, de maneira a entender que estaria anotando e reportando o caso. Confira na íntegra a gravação do ocorrido:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias