Piloto dá meia-volta com o avião após dois comissários de bordo serem agredidos por passageiro

Uma viagem de oito horas da Air India de Nova Délhi para Londres foi interrompida depois que um passageiro supostamente agrediu dois membros da tripulação de cabine pouco tempo após a decolagem na manhã de segunda-feira. De acordo com a companhia aérea, o passageiro ignorou as normas de segurança, levando o comandante a tomar a decisão de retornar para entregar o passageiro à polícia.

Os dados fornecidos pelo site de rastreamento de voos FlightRadar24 mostram que a aeronave deu meia-volta perto de Peshawar, no Paquistão, antes de retornar a Nova Délhi. Em comunicado, a Air India disse que o voo foi desviado devido ao “comportamento indisciplinado grave de um passageiro a bordo”.

Segundo a companhia relatou à mídia local, o passageiro não deu atenção às advertências verbais e ainda causou danos físicos a dois tripulantes. A Air India também informou que está prestando apoio aos tripulantes e que os passageiros foram acomodados em um voo remarcado para Londres mais tarde no mesmo dia. A aérea reiterou que segurança, proteção e dignidade de todos a bordo são prioritárias.

O comportamento indisciplinado de passageiros tem ganhado as manchetes na Índia nas últimas semanas. Num caso emblemático, em janeiro, um passageiro bêbado da Classe Executiva urinou em sua companheira de assento idosa em um voo da Air India de Nova York para Nova Délhi.

O executivo-chefe da Air India, Campbell Wilson, afirmou que a companhia já investiu em um novo software de relatórios e está fornecendo treinamento adicional para pilotos e tripulantes de cabine, a fim de que eles reportem tudo o que acontece a bordo. Até recentemente, a empresa era criticada não apenas por não oferecer tal ferramenta, mas também pela cultura interna de não reportar incidentes a bordo, por menores que fossem.

Imagem: FR24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias