Piloto da Qatar fez denúncia formal sobre o balão do qual ele teve que desviar em SP

Foto por Rafael Freitas (Cedida ao AEROIN – reprodução proibida sem autorização do autor)

O incidente de domingo, 3 de julho, envolvendo um Boeing 777 da Qatar Airways e um balão em Guarulhos, foi denunciado pelo piloto da aeronave. O caso em questão foi revelado com exclusividade pelo AEROIN, com fotos externas e de dentro da aeronave mostrando o balão não tripulado bem próximo da gigante aeronave da durante a aproximação.

A notícia demonstrou, de maneira clara, a falta de segurança que pilotos e passageiros enfrentam quando há balões nas rotas das aeronaves, principalmente nessa época do ano, por conta das festas juninas. A colisão com um desses objetos pode ter resultados catastróficos e, portanto, a prática de soltar tais balões é considerada um crime no Brasil.

Ainda assim, a prática persiste. Segundo relatos de fontes, o balão foi apreendido pela Guarda Municipal momentos mais tarde, ao cair num bairro residencial no centro de Guarulhos. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

Em comunicado à imprensa, a Qatar Airways informou que “está ciente do evento que envolveu uma de suas aeronaves e um balão não tripulado, antes do pouso em São Paulo, no último domingo, dia 3 de julho. O voo pousou normalmente e dentro das margens de segurança. O comandante preencheu um relatório e enviou para as autoridades brasileiras, que investigam o caso”.

Apesar de não detalhar, o relatório preenchido pelo comandante muito provavelmente é o RELPREV (Relatório de Prevenção), cuja finalidade é relatar ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) uma situação com potencial de risco para a segurança operacional.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto Santos Dumont recebe certificação operacional da ANAC

0
Mais um aeroporto é certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Santos Dumont recebeu, nesta quinta-feira, 11 de agosto