Piloto daltônico processa aérea após demissão por dificuldade em distinguir as luzes do aeroporto

anonymous pilots in aircraft cockpit flying over sea
Foto de Kelly Lacy via Pexels

O ex-piloto da United Airlines, Damon Meyer, está processando a empresa aérea depois de ter sido demitido menos de dois meses após sua contratação. Meyer, que estabeleceu um recorde mundial de voo cross-country nos EUA em uma aeronave monomotor em 2015, havia ingressado no mercado de aviação comercial em 2020.

Em abril de 2022, ele foi contratado pela United, mas pouco mais de um mês depois, foi forçado a deixar de voar devido a dificuldades para discernir cores diferentes enquanto voava à noite – não conseguindo identificar as cores dos sinais nas pistas de táxi.

Em seguida, Meyer entrou com um pedido por meio do programa de invalidez de longo prazo da United. A companhia aérea, porém, rescindiu seu contrato de trabalho poucos dias depois, alegando que ele não teria cumprido os requisitos de apresentar uma licença médica aeronáutica válida no momento em que foi contratado, relata o site PYOK, que acessou detalhes do processo judicial.

Meyer contesta a alegação, dizendo que não apenas possuía uma licença médica válida, que foi considerada pela empresa na contratação, como também não há evidências médicas de que seus problemas de visão existiam antes que a United lhe oferecesse o emprego. Os administradores do plano de saúde aprovaram inicialmente as reivindicações de Meyer, mas retiraram o benefício porque seu emprego havia sido rescindido.

Agora, Meyer está processando a United e os administradores do plano de saúde, exigindo que sejam pagos benefícios por seu daltonismo. Ele argumenta que permanece “totalmente incapacitado” para exercer seu trabalho. O processo, que será julgado em um tribunal distrital do Maine, pode ter consequências significativas para a United Airlines e para a indústria de aviação como um todo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias