Como você tem acompanhado aqui no AEROIN, começou hoje, 19 de agosto, a oitava edição do Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea do Brasil, organizado pelo Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA) e realizado no Aeroparque Aldeia da Serra, em Palmeira (PR).
Também como descrevemos aqui, os 42 pilotos inscritos na competição deste ano se dividem em 5 categorias de diferentes graus de dificuldade, começando pela Básica (Primary) e evoluindo até a Ilimitada (Unlimited).
Neste primeiro dia, todas as 5 categorias tiveram a sua primeira bateria de voos, em que os competidores mostraram aos juízes sua habilidade em cumprir todas as manobras das sequências conhecidas, e, especificamente na Categoria Básica, o destaque foi o jovem piloto Lucas Yankovitz.
Com apenas 18 anos, Lucas deixou para trás experientes pilotos ao registrar 559,11 pontos com a aeronave Decathlon de matrícula PR-OLL (que ilustra esta matéria), ou 88,7% do total possível de pontos na sequência de figuras da Categoria.
Em segundo lugar, também fica um interessante destaque: o piloto Andre Engelmann marcou 547,71 pontos, ou 86,9% do total, utilizando o clássico modelo de avião biplano Bucker de matrícula PU-EDR.
Porém, nada está definido, uma vez que amanhã todos os pilotos voltam a voar, e o resultado final será dado pelo somatório das baterias voadas.
Veja a seguir as classificações do primeiro dia em cada uma das categorias Básica, Esporte, Intermediária, Avançada e Ilimitada.