Piloto de 19 anos decola para ser a mulher mais jovem a dar a volta ao mundo

Foto: Divulgação

Uma jovem belga de 19 anos decolou na manhã dessa quarta-feira, 18 de agosto, para tentar fazer história. Partindo de Kortrijk, na Bélgica, ela inicia a tentativa de se tornar a mulher mais jovem a voar sozinha ao redor do mundo. Zara Rutherford voará numa aeronave esportiva leve Shark pelos próximos três meses. É possível acompanhar o voo dela pelo site FlyZolo.com.

A rede BBC destaca que a atual recordista feminina é a americana Shaesta Waiz, que tinha 30 anos na época de sua circunavegação em 2017. O recordista masculino mais jovem tem pouco mais de 18 anos.

Apesar de homens e mulheres terem as mesmas habilidades no comando de aeronaves, a maior diferença está na quantidade de pilotos mulheres voando pelo mundo. O número hoje, é infinitamente menor do que de homens no comando de aeronaves, mas Zara age para ser protagonista dessa mudança e incentivar mais mulheres a voarem.

“A diferença de idade entre homens e mulheres é uma indicação da disparidade entre as oportunidades de aviação para homens e mulheres”, disse Rutherford. “Espero fazer com que mais meninas se interessem pela aviação”.

Foto de Romuschko, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

A aeronave que ela voará tem capacidade de voar a quase 300 km/h. Ela é um ultraleve do modelo Shark, como visto na foto acima. “Tem um alcance muito longo, é muito seguro e é extremamente capaz”, observou a piloto. “Normalmente tem dois lugares, mas um assento foi removido para acomodar um tanque de combustível extra”.

A vida da jovem sempre foi em torno da aviação geral, por conta de sua família de pilotos. Ela começou a treinar aos 14 anos para obter a licença em 2020, aos 18.

“Eu estava na cabine de um avião leve poucos meses após o nascimento e também viajo em pequenos aviões desde os seis anos de idade para lugares distantes em todo o mundo. Eu fiz paraquedismo aos 11 e na pilotando um avião aos 14″, disse ela.

O vídeo abaixo conta um pouco mais do desafio da jovem e seu mapa de viagem. Ela elenca a Rússia e a Groenlândia como dois dos seus principais desafios no voo.

https://aeroin.net/piloto-de-18-anos-lidera-o-1o-dia-de-sua-categoria-no-campeonato-de-acrobacia-do-brasil/

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.