Piloto de avião da OTAN faz manobra dita irresponsável e deixa Áustria furiosa

Foto de Steve Lynes from Sandshurst, CC BY 2.0, via Wikimedia

Um piloto de Boeing C-17 da OTAN causou uma reação firme das autoridades austríacas após ter realizado manobras a baixa altura sobre algumas montanhas, ignorando completamente o seu plano de voo, à revelia das ordens do controle de tráfego aéreo. A Áustria chegou a interceptar a aeronave com caças e repreendeu a Hungria pela atitude de seu cidadão.

Como relata o site de notícias Austrian Wings, a Áustria ficou furiosa. “Nenhum incidente desse tipo aconteceu no país nos últimos 20 anos”, disse o porta-voz do ministério da defesa austríaco, o coronel Michael Bauer, à mídia local enquanto criticava a atitude irresponsável do comandante do jato militar.

Tudo aconteceu depois que o avião de transporte militar Húngaro C-17 de quatro motores com identificação da OTAN realizou uma descida inesperada durante um voo de rotina sobre o território austríaco. Seu plano de voo previa uma altitude prescrita de 11.000 metros, no momento em que estava voando sobre o Lago Attersee, a leste da cidade de Salzburgo, o piloto desceu para cerca de 1.000 metros, sem pedir autorização ao controlador de tráfego aéreo.

O fotógrafo Kurt Hofmann flagrou a passagem da aeronave

A manobra alarmou os militares austríacos, que enviaram caças Eurofighter para escoltar a aeronave rebelde. A Áustria descreveu a atitude como uma “grande ameaça à segurança da aviação”, já que havia muitos outros voos na área.

As razões para a descida repentina ainda não estão claras, disse a mídia austríaca. Após uma série de manobras contornando as montanhas, ao melhor estilo “mach loop”, o jato entrou em contato com o controle e voltou a subir para sua altitude de cruzeiro. 

Nem a OTAN, nem a Hungria comentaram sobre o incidente. A Áustria, que não faz parte da OTAN e adota uma postura neutra em termos militares, prometeu “consequências diplomáticas” à Hungria, sem detalhar exatamente o que vai fazer.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias