Início Variedades

Piloto de caça fala o que é verdade e mentira no novo trailer de Top Gun

Um renomado piloto de caça, que voou tanto na Força Aérea quanto na Marinha dos EUA, analisou o novo trailer de Top Gun Maverick.

Clifton Lemoine é um piloto de caça da Força Aérea Americana (USAF) ainda na ativa, voando jatos F-16 Fighting Falcon, mas durante um período em sua carreira se transferiu para a Marinha (USN), quando voou caças F-18 Hornet e Super Hornet, iguais aos utilizados no filme Top Gun Maverick.

De codinome “Mover”, Clifton é conhecido no YouTube pelo seu canal que tem mais de 350 mil inscritos (é provavelmente o canal mais famoso feito por um piloto de caça) e também pelos seus livros da série Spectre.

Com a chegada do novo trailer do filme Top Gun Maverick, que tem estreia marcada para 26 de maio no Brasil, muitos inscritos pediram que ele comentasse o trailer, que contém um mix de cenas novas e antigas.

Em sua avaliação, conforme o vídeo abaixo nesta matéria, Lemoine destacou, por exemplo, que é impossível passar no meio de dois caças em uma formação fechada (igual a da abertura do trailer) sem bater em algum deles, já que estão menos de três metros de distância um do outro. Mesmo assim, ele considera que o efeito de sobreposição e computação gráfica feita pela produção é incrível e fez muita gente questionar se era real.

Um dos ‘erros’ destacados foi a utilização em massa do uniforme na cor caqui (estilo roupa social) pelos oficiais, sendo que o uniforme padrão é do tipo A, de manga longa e gravata, e não do tipo C, utilizado pelos marinheiros no filme, que segundo Lemoine, provavelmente estaria com o macacão de voo mesmo em um ambiente mais descontraído.

O piloto de caça também aponta para a presença do F-14 Tomcat, que está operacional apenas no Irã (e sem muita certeza das suas condições) duelando com o Sukhoi Su-57 Felon, que ainda não está operacional na Rússia.

Já os acertos destacados por Lemoine estão na ideia de treinar os alunos e tirar eles da zona de conforto, assim como as passagens baixas pela montanha, que em sua maioria são cenas reais.

Os comentários são em inglês, mas é possível ativar a legenda com a tradução automática dela para o português no vídeo abaixo, ao clicar no botão da engrenagem na parte inferior do player:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A