Piloto declara PAN-PAN devido a pane de motor de Boeing 717 logo após decolar

Avião Boeing 717 Hawaiian Airlines
Boeing 717 da Hawaiian Airlines – Imagem: Macpro3000 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A tripulação de voo de um Boeing 717 decidiu por voltar ao aeroporto de origem em estado de urgência após um dos motores do jato apresentar uma pane logo depois da decolagem.

A aeronave envolvida, segundo informações do The Aviation Herald, foi o Boeing 717 registrado sob a matrícula N492HA, operado pela companhia aérea norte-americana Hawaiian Airlines, na última segunda-feira, 7 de dezembro.

O jato estava realizando o voo de número HA-216 de Honolulu para Kahului, ambas no Havaí, EUA, com 41 pessoas a bordo, e fazia a subida inicial ao partir da pista 08R quando a tripulação interrompeu a subida a 3000 pés e declarou PAN-PAN relatando um problema de motor.

PAN-PAN é o sinal padrão internacional que alguém a bordo de um barco, navio, aeronave ou outro veículo usa via comunicação de rádio para declarar que tem uma situação urgente, mas, por enquanto, não representa um perigo imediato para a vida de ninguém ou para a própria embarcação.

A tripulação então voltou a Honolulu para um pouso seguro na pista 08L cerca de 20 minutos após a decolagem.

O Boeing 717 retornando a Honolulu – Imagem: FlightRadar24

Segundo registros do FlightRadar24, a aeronave de ocorrência ainda está em solo até a publicação desta matéria, quase 48 horas após o incidente.

Em nota, a companhia aérea informou apenas que um dos motores não funcionou bem e a tripulação devolveu a aeronave a Honolulu por precaução.

O Boeing 717 é um jato para até 134 passageiros derivado da família DC-9, que, após ser originalmente projetado como MD-95, teve sua nomenclatura alterada quando a Boeing incorporou a McDonnell Douglas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias