Piloto decola, mas faz uma rota diferente para desenhar um enorme número “23” no céu

Foto: Ronnierob, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Na tarde deste sábado (31), um avião foi localizado nas plataformas de rastreamento de voos sobrevoando o Mar do Norte, na região da Escócia, enquanto desenhava um enorme número “23” nos céus. O voo partiu de Aberdeen e pousou no mesmo local após três horas e quinze minutos.

Pela trajetória do voo, aparenta ter sido um voo de testes, pela costa escocesa, com diversas órbitas ao sul de Aberdeen, depois de haver desenhado o número “23”. A presença do número no plano de voo, no entanto, faz clara referência à passagem de ano.

Para materializar a ideia do desenho, os pilotos incluem as coordenadas geográficas pelas quais a aeronave precisa passar e, depois, o piloto automático faz o resto. Enquanto isso, no solo, os receptores das plataformas capturam o trajeto avião, formando o desenho no céu.

Como mostram os dados do Radarbox, a aeronave usada no desenho foi o ATR 72-600 de matrícula G-LMTC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias