Piloto demitida por filmar incidente entre aviões consegue novo emprego

Foto de Steve Jurvetson, CC BY 2.0, via Wikimedia

A AeroMexico contratou a piloto Libertad Salomón, que havia sido demitida da concorrente Volaris após filmar, da cabine, um incidente ocorrido entre duas aeronaves da sua então empresa no Aeroporto Internacional da Cidade do México em 7 de maio. Atualmente, ela está passando pelo processo de treinamento para obter a qualificação como primeiro-oficial do Boeing 737.

Como salienta o Aviacionline, o vídeo da piloto se espalhou rapidamente na internet, poucos dias depois que a IFALPA, a Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linha Aérea, emitiu um boletim de segurança alertando sobre o aumento do número de incidentes no espaço aéreo da Cidade do México.

Salomón fez o filme do incidente a partir do cockpit da aeronave em que estava, enquanto esperava para decolar rumo a Los Angeles.

Por meio de um vídeo divulgado pela Associação Sindical de Pilotos Aviadores do México (ASPA), que reúne tripulantes técnicos da AeroMexico e da Aeromar, ela explicou que percebeu que um Airbus A320neo estava autorizado a pousar na pista 05L enquanto um Airbus A320, também da Volaris, aguardava autorização de decolagem na cabeceira da mesma pista.

A aeronave no ar, com matrícula XA-VRV, vinha de Mazatlan e operava o voo Y4-799. O avião teve que arremeter e iniciar uma nova aproximação ao aeroporto. 

Após o lançamento do vídeo, Solomon recebeu uma suspensão inicial de duas semanas. Depois, porém, a empresa rescindiu seu contrato de trabalho após realizar uma investigação e concluir que ela não havia respeitado o conceito de cabine estéril, já que o ato de gravar o vídeo significaria “não realizar unicamente as tarefas próprias desta fase do voo”.

Segundo o sindicato, a contratação pela AeroMexico é importante porque “todos os pilotos mexicanos precisam de apoio” e, além disso, ela corria o risco de perder sua licença.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Viajantes estão dispostos a abrir mão de streaming, academia e refeições...

0
As pessoas estão compensando o tempo perdido e sendo mais ponderadas em relação ao destino das viagens e à forma como gastam seu dinheiro.