Piloto desvia o voo porque havia muitas bolas de futebol cheias no porão da aeronave

Foto: Norwegian

No dia 2 de fevereiro, uma situação curiosa foi registrada a bordo da aeronave Boeing 737-800 da Norwegian Air Sweden, de matrícula SE-RRE, enquanto realizava o voo DY-5359, de Gotemburgo (Suécia) para Alicante (Espanha) transportando o time de futebol do IFK Gotemburgo.

Durante a subida, a tripulação de cabine foi informada da presença de várias dezenas de bolas de futebol, o que causou preocupação com o diferencial de pressão que poderia existir e fazer com que essas bolas explodissem. Devido ao risco, os pilotos pararam a subida a 12.000 pés (4 mil metros) de altitude e decidiram desviar para Copenhague, na Dinamarca.

Relata o The Aviation Herald que, depois de 50 minutos de voo, a aeronave pousou com segurança em Copenhague, onde ficou por aproximadamente uma hora. Durante esse tempo, o comandante pediu apoio para que se desinflassem todas as bolas de futebol. Quando processo foi concluído, a aeronave decolou novamente.

Um jogador do IFK Gotemburgo relatou que o comandante lhes havia dado um “anúncio estranho” durante a subida, informando aos passageiros da presença das bolas de futebol, e a preocupação com o perigo que elas representavam. Após a revisão das bolas, a aeronave seguiu com destino a Alicante, chegando com 95 minutos de atraso.

Rastreamento do voo: Radarbox

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias