Início Variedades

Piloto diz não perdoar russos por destruição do Antonov An-225 e que desejo é reconstruí-lo

Em um novo vídeo publicado em seu canal do YouTube, o piloto-chefe da Antonov Airlines, Dmytro Antonov, passou aos seus seguidores uma atualização geral sobre a situação na Ucrânia e também procurou despertar uma ponta de esperança ao dizer que o desejo é reconstruir o An-225.

O comandante, que embora tenha o mesmo nome da empresa estatal em que trabalha diz não ter relação com fundadores, demonstra apreço e orgulho por seu país e diz o que sente sobre a destruição do maior avião comercial do mundo. Aos 5 minutos e 40 segundos do vídeo, Antonov diz: “Os bastardos destruíram completamente o Mryia. Eu nunca vou perdoar isso. Agora eles estão tentando me intimidar, é uma vergonha”.

Aos 12 minutos e 40 segundos, por sua vez, Antonov volta ao tema do avião destruído, comentando assim: “Eles tentaram destruir a aeronave para sempre, mas com ajuda de todo o mundo ela vai voar de novo”.

Nos primeiros dias após a invasão da Ucrânia, batalhas tomaram conta do aeroporto Antonov, em Hostomel, onde o enorme avião estava estacionado, enquanto passava por manutenção. Durante esses confrontos, o hangar do An-225 foi atacado e toda a porção dianteira da aeronave destruída. Apesar de não haver uma avaliação completa dos danos, é certo que não reparos e a única saída seria reconstruir o jato.

Por sua vez, a reconstrução seria um trabalho longo e custoso, que levaria muitos anos e custaria centenas de milhões de dólares. Considerando que os fatos são muito recentes, é impossível dizer qual será o futuro do projeto An-225.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile