Início Acidentes e Incidentes

Piloto diz que não foi ele quem iniciou a ejeção em acidente com MiG-23, segundo relatório preliminar

O MiG-23 em Oshkosh, semanas antes de cair | Foto cedida por Rob

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos EUA divulgou o relatório preliminar sobre o acidente envolvendo o MiG-23UB, registrado sob a matrícula N23UB, no último dia 13 de agosto. A aeronave estava se apresentando no show aéreo Thunder Over Michigan, quando caiu.

Sendo uma raridade nos céus, o MiG-23UB Flogger era o único exemplar nas mãos de um proprietário privado em qualquer lugar do mundo. O dono desta aeronave, Dan Flier, é um ex-piloto da Marinha dos EUA, que já se apresentou em público em eventos como a Sun ‘n Fun, na Flórida, e o recente EAA AirVenture, em Oshkosh.

O relatório preliminar detalha as declarações do piloto e do observador que estava no assento de trás da aeronave. Ambas as versões concordam na maioria dos detalhes, com uma única exceção, surpreendentemente relativa ao procedimento de ejeção. 

Segundo destacou o Aviacionline, o piloto sustenta, indiretamente, que foi o observador (o segundo ocupante do jato) quem acionou a alavanca de ejeção, enquanto o observador afirma não se lembrar de ter realizado a referida ação.

Cronologia dos Eventos

A aeronave decolou da pista 23 do Aeroporto Willow Run, em Ypsilanti, Michigan, Estados Unidos. Após a decolagem, o piloto planejou uma passagem pela mesma pista e, uma vez concluída, pretendiam repetir a manobra. Foi nesse momento que o comandante alertou sobre uma falha no motor que resultou em perda de potência.

Para resolver a situação, o piloto ajustou as asas na tentativa de ganhar sustentação e altura. Enquanto tratava a falha do motor, o observador avisou que precisavam ejetar, ao que o comandante avisou que ainda não estavam prontos para evacuar a cabine.

Em uma reviravolta inesperada, Dan Flier estava manobrando a aeronave, preparando-se para pousar na Pista 27 do YIP, quando seu próprio assento foi ejetado. Nas palavras de Flier: “Se um dos ocupantes puxar a alavanca de ejeção, ambos os assentos serão ejetados”.

Infelizmente, a aeronave, agora sem tripulação, continuou a voar e finalmente colidiu perto de um complexo de apartamentos em Waverly on the Lake, em Belleville. O impacto não resultou em ferimentos para pessoas em solo nem em fatalidades. No entanto, houve danos significativos à propriedade.

Ambos os pilotos conseguiram chegar ao solo com segurança em Bellville usando seus paraquedas e foram levados para um centro de atendimento médico com ferimentos leves.

Relatório Preliminar da NTSB

“O piloto relatou que o voo partiu da pista 23 em YIP, seguido por uma curva à direita em direção a uma passagem baixa com inclinação acentuada. Após a manobra, começou a inclinar-se para a esquerda. Depois da passagem, inclinou o avião, percebeu que a pós-combustão do motor não estava funcionando e a velocidade aerodinâmica começou a diminuir. Colocou as asas de geometria variável na posição totalmente estendida (enflechamento de 16°) para aumentar a sustentação e começou a resolver o problema. Estava lidando com o problema quando o observador no assento traseiro disse que precisavam se ejetar. O piloto relatou que não estava pronto para a ejeção e que continuava a resolver o problema e manobrar o avião em direção à pista 27 em YIP quando seu assento ejetável acionou e saiu da aeronave. Ele afirmou que se qualquer um dos ocupantes puxasse a alavanca de ejeção, ambos os assentos seriam ejetados.”

O observador no assento traseiro relatou que “a aeronave fez um sobrevoo da pista e que o plano era virar à esquerda para outro sobrevoo seguido de um pouso. Ele declarou que o motor não estava acelerando. Ele e o piloto tiveram uma breve conversa e começaram a subir e ganhar altitude. Determinaram que estavam enfrentando algum tipo de problema no motor e precisavam retornar ao solo. Ele afirmou que concluíram que não tinham altitude suficiente para alcançar uma pista do aeroporto. Disse que não tinham tempo e precisavam sair. Quando questionado se havia puxado as alças do assento ejetável, ele declarou que não conseguia lembrar especificamente, mas acreditava que as teria puxado.

Leia mais:

Sair da versão mobile