Piloto do Antonov An-225 vai ver de perto uma rara miniatura do avião, destruído na guerra

Foto: Shannon Airport

Por sua posição geográfica estratégica e por ter a maior pista da Irlanda, com 3.200 metros, o aeroporto de Shannon, tem servido, ao longo dos anos, como um ponto de parada ad-hoc (esporádica) para centenas, talvez milhares, de aeronaves. Sua vocação serviu de inspiração para que os administradores do local iniciassem uma coleção de miniaturas de aeronaves de todo o mundo, que já chega a 1.500 exemplares.

A galeria, entretanto, foi reforçada recentemente com um modelo em escala 1:200 (de cerca de 35 cm) do Antonov AN-225 Mriya, o maior avião comercial do mundo por mais de 30 anos, até ser destruído na Ucrânia em março, após a invasão russa.

A inclusão do modelo tem um significado especial para Shannon, já que a aeronave era visita relativamente frequente no aeroporto irlandês durante seus serviços, transportando as maiores cargas ao redor do mundo. Quando a carga tinha destino na própria Irlanda, era lá que o hexamotor parava, por ser o único aeroporto do país com capacidade de recebê-lo.

Como parte da comemoração pela inclusão da miniatura na exibição, o aeroporto convidou o conhecido piloto-chefe da Antonov Airlines, Dmytro Antonov, para conhecer o local e tirar uma foto ao lado do modelo da aeronave que pilotou por tantos anos.

Sobre isso, Mary Considine, CEO do Shannon Airport Group, disse: “Foi uma honra ter Dmytro visitando nossa galeria de aviação para ver a nova exposição do Mriya em exibição e gostaríamos de agradecer a Michael por todo o seu trabalho em encontrar este modelo raro”.

Em sua fala, Considine faz referência a Michael Kelly, um entusiasta que doou sua coleção de modelos de aeronaves para o Aeroporto de Shannon, ajudou o aeroporto a encontrar um modelo em escala raro do AN-225.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 737 deixa uma das rodas para trás durante a decolagem;...

0
Um Boeing 737 perdeu uma das rodas do conjunto principal do trem de pouso durante o procedimento de decolagem no último domingo.