Piloto do Esquadrão Antissubmarino da Marinha inicia qualificação de voo com Óculos de Visão Noturna

Imagem: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) informa que um piloto do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), na aeronave AH-11B Wild Lynx (Lynx Mk21B), teve iniciado seu Estágio de Qualificação em voos assistidos por Óculos de Visão Noturna (OVN).

No dia 9 de março, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) deu início ao Estágio do piloto do EsqdHS-1.

Imagem: Marinha do Brasil

O estágio de qualificação tem como finalidade apoiar o início da campanha de qualificação em voos assistidos por OVN dos pilotos do Esquadrão, utilizando, por base, a doutrina e padronização, nesse tipo de voo, já incorporadas pelo EsqdHS-1.

O EsqdHA-1 tem a missão atual de prover meios aéreos que integram os sistemas de armas dos navios de superfície da Esquadra, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo e a capacidade de reação dos navios. As aeronaves AH-11B, tipicamente orgânicas dos navios-escolta, farão parte, futuramente, dos sistemas de armas das Fragatas Classe Tamandaré, as quais estarão preparadas para operações aéreas assistidas por OVN.

Este primeiro voo marca o início de um importante avanço na capacidade operacional do Esquadrão, de modo a aprimorar o processo de identificação de navios inimigos em voos de esclarecimento, além de permitir a realização de pousos, decolagens e operações embarcadas com maior segurança para a tripulação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias