
Durante aproximação para pouso no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes (SC), nesta semana, o grande jato executivo de Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, também conhecido como o “Véio da Havan”, foi alvo de apontamento de laser.
A gravação apresentada abaixo, publicada pelo canal “Chumbinho Aviação nas Nuvens”, mostra a chegada do avião, um Bombardier Global 6000, na noite da quinta-feira, 20 de março.
Como o vídeo conta com a gravação da frequência de comunicação de tráfego aéreo, é possível ouvir o momento em que o piloto reporta que havia laser no eixo da pista e que teve a vista ofuscada durante a aproximação:
Como visto nas cenas acima, felizmente, os pilotos conseguiram completar o pouso em segurança em Navegantes. Em seguida, o controlador de tráfego aéreo informou que o fiscal de pátio pegaria mais informações sobre a posição do laser, para acionar a Polícia Militar.
Vale lembrar que apontar laser para um avião pode resultar em perda temporária da visão pelos pilotos, pois eles estão em um ambiente completamente escuro no cockpit e recebem repentinamente uma luz de alta intensidade.
Com essa situação ocorrendo na crítica fase de chegada ao aeroporto, a chance de causar um acidente aéreo é muito grande. Por isso, apontar laser contra uma aeronave é um crime, por colocar em risco a segurança do voo.