Piloto do voo ‘Gol 1113’ pousa em Guarulhos sob aplausos de passageiros na terça

Um voo da Gol entre Maringá e Guarulhos terminou com aplausos dos passageiros aos pilotos, como mostram vídeos compartilhados por passageiros do voo com o AEROIN. O motivo teria sido um pouso bem sucedido em meio ao mau tempo e após uma arremetida. Esse exemplo é bom para destacar que, quando um piloto aborta uma aproximação, ele está seguindo um esperado protocolo de voo.

Embora muitas pessoas sintam uma certa apreensão com viagens de avião, é importante que alguns conceitos sejam entendidos a fim de aumentar o conforto durante os voos.

Trajeto do voo – RadarBox

Um desses conceitos é o da arremetida, processo normal que a ANAC define como “a manobra executada por uma aeronave durante a aproximação para pouso (i) quando não obtiver condições visuais na altura crítica de descida; (ii) quando, por motivo de segurança, desejar ou for ordenada nova aproximação”.

Foi exatamente isso o que houve no voo G3-1113 do dia 28 de dezembro, quando os pilotos arremeteram (primeiro vídeo abaixo), executaram uma nova aproximação e pousaram normalmente (segundo vídeo). Assim como nesse episódio, outras tantas arremetidas acontecem múltiplas vezes, todos os dias, ao redor do mundo, e invariavelmente terminam com um pouso bem sucedido.

Por sua vez, é importante saber que a decisão por uma arremetida é treinada pelos pilotos e se dá quando os padrões de pouso não foram totalmente cumpridos. Isso pode incluir uma velocidade de pouso mais alta do que o esperado, uma rampa de pouso acima da ideal, qualquer instabilidade relacionada à meteorologia, entre outros.

Portanto, se uma aeronave arremeter, o passageiro pode sempre interpretar como uma manobra normal, assim como fizeram os pilotos do Gol 1113. Ainda assim, se o comandante Geraldo mereceu os aplausos pelo pouso suave, foi um bom reconhecimento.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Elon Musk decola rumo ao Brasil em seu jatinho de 66...

0
O bilionário Elon Musk embarcou em seu jato Gulfstream G650ER, rumo ao Brasil, na noite desta quinta-feira (19), a fim de que o magnata