Piloto e comissária de voo são suspensos pela empresa aérea após briga no avião

Foto: Nepal Airlines e MJ (CC)

A Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CAAN) trouxe à tona uma disputa de sete meses entre pilotos e comissários de voo da estatal Nepal Airlines Corporation (NAC), que estavam trabalhando juntos em um voo no mês de julho do ano passado, mas acabaram suspensos após um desentendimento a bordo.

Em 24 de fevereiro, a CAAN anunciou através do Twitter que todos os membros ativos da tripulação do voo RA-416 foram suspensos de seus deveres devido às ações não profissionais e ao mau comportamento pelo piloto. Naquele dia 27 de julho de 2022, o voo levava 158 passageiros de Kathmandu a Kuala Lumpur, na Malásia, com quatro pilotos e seis tripulantes de cabine.

Segundo a imprensa local, uma comissária disse que o comportamento do comandante foi abusivo para ela e que ele a desqualificou deliberadamente. O piloto admitiu que, ao retornar de Kuala Lumpur, ele ordenou que outro comissário de bordo se encarregasse da tripulação de cabine durante o voo, pois não queria voar com a comissária que estava designada para a função. Ele disse que tomou a decisão usando seu direito como líder do voo, para garantir a segurança da aeronave.

Ele também disse que havia pedido verbalmente à Divisão de Operações, à Divisão de Tripulação de Cabine e à Divisão de Roster para não manter a comissária no mesmo voo com ele.

A Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CAAN) disse que está investigando o incidente de forma aprofundada. O resultado da investigação determinará as responsabilidades e as medidas a serem tomadas. Um incidente como esse não só afeta a segurança dos passageiros, mas também a relação entre as duas partes e a reputação da empresa.

É imperativo que a CAAN conclua a investigação o mais rápido possível e tome as medidas necessárias para garantir que tais incidentes não ocorram no futuro. Em toda a história, apenas não ficou claro o porquê de todos os tripulantes terem sido suspensos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave