
O piloto de um Airbus A321 da American Airlines e o controlador da torre do aeroporto de Los Angeles se desentenderam na frequência de rádio após o piloto posicionar sua aeronave próximo de uma das pistas de pouso e decolagem. A situação foi gravada pelo canal VASAviation do Youtube e publicada junto com a legenda.
Tudo começou depois que o voo AA-58 chegou de Kona, no Havaí. Após liberar a pista, o controlador da torre orientou o piloto do jato a taxiar sua aeronave até um certo ponto e esperar, já que seu portão estava ocupado. No entanto, o piloto acabou avançando da posição orientada e isso resultou num estresse.
O vídeo abaixo mostra toda a conversa. Embaixo, a transcrição do diálogo, traduzida para o português.
Transcrição da Conversa
Aqui está uma transcrição da interação entre o controlador de tráfego aéreo e o piloto da American Airlines (note que “H” e “Q” se referem a letras de identificação das taxiways):
Controlador: American 58, portão 157 está ocupado. Táxi para H, fique no ponto de espera da Q, nesta frequência”
Piloto : “H, mantém a distância da Q, nesta frequência, American 58”
Neste momento, o avião da American avança além do instruído pelo controlador.
Controlador: “American 58, eu queria que você ficasse antes da Q, na H, então eu quero que você volte para a esquerda agora na H, e depois vá até o final. Na B17, fique perto da pista 25R”
Piloto: “Nós teríamos feito isso se você tivesse dito”
Controlador: “Diga de novo”
Piloto : “Nós teríamos feito isso se você tivesse dito”
Controlador: “O que eu te instruí?”
Piloto: “Só estou dizendo que teríamos parado antes de Q se você tivesse nos pedido para fazer isso”
Controlador: “Ok, o que eu disse antes?”
Piloto: “Espére antes de Q”
Controlador: “American 58, ok, sim, eu te falei antes da Q. O que você está fazendo agora? Isso não parece ficar antes de Q para mim”
Piloto: “Você quer que a gente vá até o fim (da taxiway)?”
Controlador: “Sim, agora sim. Agora que você bagunçou a última instrução, vamos tentar acertar esta. Vá para B17 e fique perto da pista 25R”
Piloto: “Não, eu não estraguei nada, você o fez”
Pelo diálogo, o piloto pareceu ter interpretado mal as instruções do controlador, e parece ter até concordado, embora, por alguma razão, tenha insistido em culpar a torre pela situação. De qualquer forma, o jato acabou dando uma volta muito maior para poder voltar ao mesmo lugar.
Resta saber se um reportará ao outro para que se investigue o caso.