Piloto embriagado é retirado da cabine momentos antes da decolagem nos EUA

Um piloto da JetBlue, supostamente com mais de quatro vezes de álcool no sangue do que limite permitido, foi retirado da cabine enquanto se preparava para decolar com uma aeronave Airbus A320 cheia de passageiros, reporta o The New York Times. O tripulante de 52 anos foi submetido a um teste de álcool que resultou em um indicador de 0,17. O limite legal é de apenas 0,04.

O voo partiria do aeroporto de Buffalo para Fort Lauderdale na manhã de quarta-feira. Um porta-voz da JetBlue confirmou o incidente, dizendo que o piloto havia sido suspenso e que uma investigação interna havia sido aberta.

“A segurança dos clientes e membros da tripulação da JetBlue é nossa primeira prioridade. Aderimos a todas as regras e requisitos do DOT em relação ao álcool em todos os momentos e temos uma política interna de tolerância zero”, disse a companhia aérea ao WIVB4.

“Estamos cientes do incidente que ocorreu esta manhã e estamos cooperando totalmente com as autoridades. Também estamos conduzindo nossa própria investigação interna. O tripulante envolvido foi removido de suas funções”, concluiu.

O voo 2465 da JetBlue deveria partir de Buffalo às 6h15, mas a aeronave atrasou mais de quatro horas, pois a companhia aérea se esforçou para encontrar um piloto substituto. O voo finalmente pousou em Fort Lauderdale pouco depois das 13h.

De acordo com as regras da Federal Aviation Administration (FAA), os pilotos não devem consumir álcool 8 horas antes de um voo e, mesmo assim, devem garantir que não tenham bebido tanto álcool e que sua concentração no sangue não exceda 0,4.

Os oficiais no aeroporto só estão autorizados a exigir um teste de álcool no sangue dos membros da tripulação quando estão investigando uma suspeita de violação das regras. O piloto já estava sendo investigado, mas a polícia não revelou se houve denúncia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Junto com a Azul, Governo federal anuncia novo voo direto entre...

0
Conexão entre os países promete fomentar o turismo e as viagens de negócios não apenas em Pernambuco, mas em todo o País.