Início Acidentes e Incidentes

Piloto esperando para decolar avisa à Torre que um A321 saiu na grama ao pousar

O aeroporto conhecido por ser o mais movimentado do planeta em número de embarques e desembarques de passageiros registrou um incidente do tipo “runway excursion” (excursão de pista) com um avião comercial neste domingo, 6 de fevereiro, durante o pouso do jato.

Segundo cadastro no sistema da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration), o avião envolvido na ocorrência foi o Airbus A321 da Delta Airlines registrado sob a matrícula N129DN. Ele realizava o voo DL-1277 do aeroporto Ft. Worth, de Dallas, para o de Atlanta, ambos nos EUA.

Segundo informações do The Aviation Herald, ao pousar na pista 09R do destino por volta das 15:41 locais (20:41Z) o piloto de outra aeronave, esperando para decolar na pista 09L, avisou ao controlador de tráfego da Torre de Atlanta que havia um problema na 09R, pois uma aeronave havia saído da pista e estava na grama.

Pouco tempo depois, os pilotos do A321 solicitaram que veículos de apoio os atendessem na pista de táxi R próximo à R6, pois o jato parou na taxiway após passar pela grama.

No círculo vermelho, a região aproximada onde o avião parou no incidente – Imagem: FlightRadar24

A pista 09R foi fechada e o controlador de tráfego orientou todas as aeronaves na aproximação final da pista 09R a iniciarem arremetidas.

Segundo a companhia aérea, todos os 172 passageiros foram desembarcados no local e levados em vários ônibus até o terminal. O aeroporto de Atlanta, que tem 5 pistas, informou que houve impacto mínimo em suas operações.

Segundo a descrição da FAA, “a aeronave pousou e estourou um pneu, e saiu da pista para a grama, chocando-se com vários dispositivos de sinalização de pista”. Passageiros relataram que viram os dois pneus murchos no trem de pouso principal direito.

A aeronave continuava em solo em Atlanta no momento da publicação desta matéria, mais de 17 horas após o incidente. Pelas imagens que ilustram esta matéria, nota-se muita sujeira por todo o A321 e danos ao menos no bocal do motor esquerdo.

Sair da versão mobile