Piloto faz manobra de muita habilidade mantendo o helicóptero colado na montanha

Reprodução do vídeo abaixo

Dizem que imagens valem mais do que mil palavras e um vídeo publicado nas redes exemplifica muito bem esse ditado. Na gravação, publicada pelo perfil FL360 em seus canais nas mídias sociais, um helicóptero Airbus H145 pilotado por habilidosos oficiais da Gendarmerie Nationale, da França, faz uma demonstração de controle de voo durante uma simulação de resgate na neve.

Não há informações imediatamente disponíveis sobre o local ou data da ação, mas as imagens começaram a circular nesta semana nas redes sociais.

Observa-se no vídeo, disponível abaixo (em código incorporado do Twitter, aguardar pelo carregamento), como a aeronave permanece estável, com suas pás a uma mínima distância da montanha. Naturalmente, tal ação requer muito treino por parte da tripulação, mas a tecnologia embarcada no H145 ajuda na missão.

Segundo a Airbus, o H145 possui um reduzido “valor D” (a maior dimensão geral quando os rotores estão girando), permitindo que a aeronave pouse em áreas ainda bastante confinadas ou permaneça estável em um local mais desafiador, como no caso da montanha. Essa capacidade ficou ainda mais evidente na nova versão, comercializada a partir de 2020, com cinco pás (versão posterior à usada pela Gendarmerie francesa, que tem quatro pás).

O modelo tem dois motores Safran Arriel 2E, cada um gerenciado por um controle de motor digital de autoridade total dupla (FADEC), juntamente com os sistemas de rotor principal e de cauda atualizados. Isso garante um nível de desempenho sem precedentes em todas as operações de motores operacionais (AEO) e reservas de energia vital em cenários de um motor inoperante (OEI).

O H145 tem capacidade de decolar e pousar a 20.000 pés (6.000 metros) – distinção confirmada em setembro de 2019 com um voo sobre o Aconcágua, na Cordilheira dos Andes (22.840 pés), onde o H145 demonstrou sua incomparável reserva de energia em alta altitude.

Além disso, um aspecto-chave de segurança do H145 é sua resistência a choques com a fuselagem e assentos de absorção de energia, bem como células de combustível resistentes a choques, fundamentais em missões de resgate extremas, como nos casos envolvendo evacuações em montanhas.

O helicóptero pode levar um ou dois pilotos e até oito passageiros na configuração padrão ou um ou dois pilotos e até 10 passageiros em uma configuração de maior densidade. Conta também com uma ampla gama de equipamentos opcionais de rápida e fácil troca – como boias de emergência, guindaste de resgate, holofote e gancho de carga.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias