Piloto fez um pouso duro ao ponto de fraturar a coluna de uma comissária de voo

Um pouso num voo comercial foi capaz de causar uma grave lesão na coluna de uma comissária de voo, a ponto dela fraturar a vértebra T3. A informação consta de um relatório emitido pela National Transport Safety Board (NTSB) dos EUA, responsável pela investigação de acidentes e incidentes, sobre um caso ocorrido no dia 1 de julho deste ano.

Segundo informações obtidas pelo The Aviation Herald, o voo WN-2029 da Southwest Airlines voou de Oakland para Santa Ana, ambas cidades na Califórnia, mas pousou com tanta força que uma das comissárias de bordo do Boeing 737 acabou sofrendo uma fratura por compressão.

Devido à pista curta no aeroporto John Wayne, em Orange County, os pilotos aproximaram visualmente e buscaram ter o mínimo de “flutuação” antes do toque na pista, mas acabou sendo um pouso firme. Logo após o pouso, os pilotos receberam uma ligação da cabine informando que uma das comissários havia se ferido.

Os paramédicos foram chamados e a comissária teve que ser transportada para o hospital, onde mais tarde foi diagnosticada com uma lesão na coluna vertebral.

A profissional machucada havia trabalhado normalmente e se sentado na parte de trás do avião, onde adotou a posição padrão para o pouso. Mas, ao pousar, o avião atingiu o solo com tanta força que ela pensou que o avião havia caído. Ela ainda disse que, imediatamente, sentiu dores nas costas e no pescoço e não conseguia se mexer.

Apesar da gravidade do incidente, o NTSB não fez nenhuma recomendação e a investigação foi encerrada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias