Início Acidentes e Incidentes

Piloto fica incapacitado e passageiro com habilidades especiais ajuda a pousar a aeronave

Um Boeing 737 canadense pousou em emergência na semana passada, depois que um dos pilotos ficou incapacitado durante um voo regular de passageiros, e precisou retornar ao aeroporto de origem com a ajuda de outro viajante a bordo.

O incidente, registrado pelo Transportation Safety Board of Canada (TSB), ocorreu a bordo do 737-700 da Westjet, de matrícula C-GWBN, que realizava o voo WS-661 de Toronto para Calgary, ambas cidades no Canadá, na última quarta-feira (16).

De acordo com o The Aviation Herad, com 117 passageiros e 5 tripulantes, a aeronave estava em voo a 36 mil pés (cerca de 10,97 km) de altitude, quando um dos pilotos ficou incapacitado e não poderia mais cumprir sua função. Por coincidência, havia outro piloto que estava a bordo, mas como passageiro.

Por conta disso, foi solicitado, como medida de precaução, que ele comparecesse no cockpit, enquanto a aeronave era desviada para Winnipeg, distante cerca de 203 quilômetros de onde estavam. O jato pousou sem intercorrências na pista 18 do Aeroporto James Armstrong Richardson, cerca de 25 minutos após ser desviado.

O TSB relatou: “O voo pousou sem incidentes e foi recebido no portão pelo Serviço Médico de Emergência. O piloto foi avaliado e liberado para voo como passageiro para o Aeroporto Internacional de Calgary.

Trajetória da aeronave envolvia no incidente – Imagem: RadarBox

De novo

Essa não é a primeira vez que um passageiro ajuda um Boeing 737 da Westjet a pousar após um dos pilotos ficarem incapacitados. No final do ano passado, incidente muito parecido com o atual, no entanto, com o modelo 737-800, ocorreu durante outro voo de passageiros.

Na ocasião, um copiloto passou mal durante um voo de Calgary para Toronto e um comandante da própria Westjet, que estava viajando apenas para ser reposicionado e ficar de sobreaviso em Toronto, assumiu o assento do copiloto e passou a ajudar o comandante no desvio da aeronave para a cidade de Winnipeg.

Leia mais:

Sair da versão mobile