Piloto filma da cabine do avião os detritos de nave espacial de Elon Musk autodestruída em voo

A SpaceX, do empresário Elon Musk, enfrentou um grande revés na quinta-feira (16), quando, durante o teste da Starship 7, a nave perdeu comunicação e toda a telemetria foi severamente interrompida, levando a empresa a anunciar que teve uma anomalia.

Em uma declaração, a equipe da SpaceX afirmou: “Estamos assumindo que a nave foi perdida”, evidenciando a gravidade da situação.

Com isso, a Starship foi “autodestruído” pelo Sistema de Interrupção de Voo (FDS), um recurso de segurança essencial que permite a detonação remota da aeronave em caso de desvio de sua rota ou se houver risco à segurança das pessoas.

Este teste fazia parte das aspirações da SpaceX de expandir os limites da exploração espacial humana e atraía milhões de espectadores que esperavam ver um passo em direção a Marte.

Vários voos sobre o Mar do Caribe foram sendo obrigados a segurar ou desviar suas rotas devido a detritos caindo na região. Imagens de um cockpit documentando a queda de detritos do Starship da SpaceX também foram divulgadas, evidenciando a situação inusitada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias