Uma história para lá de incomum aconteceu no começo dessa semana, mas somente foi reportada agora pela mídia canadense. Um passageiro, aparentemente fora de si, resolveu tirar sua máscara de proteção para fumar a bordo de um voo da Westjet, obrigando o piloto a desviar o avião.
O voo WS706 do último dia 14 de junho era operado pelo Boeing 737-800 de matrícula C-GJLZ e deveria cumprir a rota de Vancouver para Toronto, cruzando todo o território canadense, como regularmente faz. No entanto, seu destino foi abruptamente alterado depois que um passageiro surtado começou a perturbar os demais a bordo.
Segundo a CTV News, do Canadá, em certo momento da viagem, o passageiro se levantou, retirou a máscara e começou a fumar a bordo, enquanto ignorava todos os pedidos para que parasse, vindos dos comissários ou dos demais viajantes.
Diante da resistência do homem e da ameaça de iniciar uma confusão, a tripulação avisou ao comandante, que optou por desviar o voo para Winnipeg, pouco depois da metade do caminho. Enquanto desciam para o pouso inesperado, os pilotos solicitaram apoio da polícia em terra, para que removesse o passageiro inconveniente.
O pouso no Aeroporto Internacional James Richardson aconteceu dentro da normalidade, cerca de 30 minutos após o início da descida. Na chegada, estavam no pátio os carros da polícia com os guardas prontos para agir.
Segundo a CTV, horas mais tarde, a polícia disse que o homem de 60 anos, de Surrey BC, foi preso e levado em custódia, acusado de várias ofensas, incluindo indisciplina a bordo e o uso de cigarro, o que é proibido por lei.
De acordo com a Transport Canada, somente pelo não uso da máscara, ele pode receber uma multa máxima de US$ 5.000, tendo sito o primeiro autuado por esse crime no país. Além disso, ele vai responder por atentado contra a segurança do voo por ter acendido o cigarro.