
Uma situação polêmica ocorreu a bordo de um voo de Miami para Madri, quando o piloto de uma empresa aérea espanhola iniciou o processo de pushback (recuo da aeronave do portão de embarque para o pátio, antes de iniciar o taxiamento), mesmo com muitos passageiros ainda aguardando para encontrar seus assentos e armazenar suas bagagens.
Um passageiro, que registrou a cena no interior da cabine, expressou preocupação com a reação da tripulação, que não teria pedido que os passageiros se sentassem antes do movimento da aeronave. No vídeo, é possível ver um membro da tripulação servindo bebidas enquanto os compartimentos superiores permanecem abertos.
Apesar dos procedimentos padrão exigirem que os passageiros permaneçam sentados durante a movimentação da aeronave no solo, essa situação não é incomum.
No entanto, o regulamento 14 CFR 121.317 dos EUA estabelece claramente que o sinal de cintos de segurança deve estar aceso sempre que a aeronave estiver se movendo no chão, e que os passageiros devem respeitar esse sinal. No caso em questão, estava evidente que essa norma não estava sendo seguida.
As seções do regulamento afirmam que: “O sinal de ‘Coloque o Cinto de Segurança’ deve ser acionado durante qualquer movimentação na superfície, para cada decolagem, para cada pouso e em qualquer outro momento considerado necessário pelo piloto em comando.” Além disso, os passageiros devem manter seus cintos de segurança afivelados enquanto o sinal estiver aceso.
Companhias aéreas estrangeiras que operam sob a Parte 129 dos regulamentos de aviação também são geralmente obrigadas a seguir normas de segurança similares. No entanto, as regras são mais explícitas em relação ao sinal de cinto de segurança e à obediência dos passageiros do que às obrigações dos pilotos quando os passageiros não estão nas posições apropriadas.
Estas circunstâncias levantam questões sobre se a decisão de taxiar sem todos os passageiros devidamente acomodados representa uma violação das regulamentações, ou se é uma questão de política da empresa. De todo o modo, o caso em destaque chama a atenção para que as autoridades avaliem e deem o devido encaminhamento.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.