Piloto ironiza o Presidente no alto-falante do avião e gera revolta

Uma polêmica política foi levantada quando um piloto decidiu ironizar o Presidente dos EUA, Joe Biden.

Entendendo o contexto

Para entender o caso é necessário entender primeiro o que significa a expressão “Let’s Go Brandon”, que se tornou uma frase muito comentada no mês de outubro nos EUA, porém pouco repercutida no Brasil.

Tudo começou após uma corrida da Nascar em Talladega, no estado do Alabama, um dos mais conservadores do país, além de a própria competição automotiva ser rotulada nos EUA como tendo, em sua maior audiência, simpatizantes do Partido Republicano (o GOP).

A corrida foi ganha por Brandon Brown, que tem feito uma ótima temporada. Ainda na pista, após comemorar a vitória, ele foi entrevistado por uma repórter da NBC, um dos maiores canais de TV dos EUA. Até aí, seria apenas mais um momento de comemoração, com Brandon agradecendo aos seus parceiros e falando que aquele era “um momento inacreditável”, ainda em êxtase pela vitória.

Quando a repórter volta a falar, ela é interrompida pelos gritos da torcida xingando Joe Biden. Ela entende errado os gritos do público e diz ao corredor: “Como você pode ouvir o grito da platéia: Let’s Go Brandon” – veja esse momento abaixo.

Acontece que a torcida não estava gritando “Vamos Brandon!” em apoio ao piloto do Camaro, mas sim “vá se f*, Joe Biden”, criticando o presidente americano. O piloto fica meio sem jeito, mas segue a entrevista.

A cena viralizou na web e rapidamente virou um meme, com muitas ironias à repórter e a NBC.

Agora, no avião

A frase chegou à cabine de comando, e causou indignação em algumas pessoas, durante um voo da Southwest Airlines entre Houston e Albuquerque.

O piloto fez uma chamada com informações durante a descida para o destino dizendo: “estamos indo para o leste a 108 milhas por hora, céus limpos, 77º F de temperatura. Agradecemos por terem vindo, obrigado por voar Southwest Airlines, bem-vindo à casa e Let’s Go Brandon”.

A bordo do voo, estava um repórter da Associated Press (AP), que ficou impressionado com o piloto ter falado isso para todo o avião.

Além disso, horas depois, o próprio piloto postou um vídeo no TikTok mostrando o momento em que falava aos passageiros. Embora estivesse tapando seu rosto, era possível identificar que estava na cabine de um Boeing 737 e com uniforme da Southwest. Veja abaixo.

@thatpatriotmom

💀💀💀

♬ original sound – thatpatriotmom

Desde então, o vídeo viralizou, gerando muitas críticas ao piloto, incluindo pedidos de demissão. A maioria das pessoas estava cobrando um posicionamento da Southwest Airlines sobre o assunto, incluindo quais atitudes a empresa tomaria e que eles não voariam mais pela companhia.

Mais protestos de outros pilotos

Um dos comentários de grande relevância veio de Dave Bennett, que se diz piloto comercial, e afirma que vários pilotos tem feito isto em frequências de comunicação aérea, que para ele “é uma atitude de criança e absurdamente não profissional”.

Outro usuário no Twitter publicou uma prova do citado acima, a partir de uma gravação da frequência de coordenação de emergência, a 121.5 MHz, que é utilizada quando o avião está com algum problema, sendo uma maneira da torre comunicar diretamente com os pilotos de maneira mais livre.

Essa frequência é monitorada pelos órgãos de controle de tráfego aéreo, a fim de conseguir identificar rapidamente alguma possível emergência em curso. No áudio acima, é possível escutar um compilado de vozes de pilotos que transmitiram utilizando o meme de Brandon.

Uma das principais causas das reclamações contra Biden diz respeito à vacina, pois existe uma alta resistência dos pilotos, principalmente do Texas, contra a obrigatoriedade da vacinação contra o coronavírus.

Enquanto uma batalha jurídica já se instalou nesse sentido, alguns pilotos têm colocado a bandeira de Gadsden, símbolo libertário e também oficial dos EUA desde 1775, que tem os dizeres: “Não Pise em Mim” com uma cobra cascavel pronta para o bote, invocando a liberdade individual e também a união dos estados americanos contra a Inglaterra, fortemente idealizada por Benjamin Franklin, um dos grandes adepto do símbolo.

A bandeira já foi vista estampada em um avião da Southwest Airlines e também da Alaska Airlines, mas nenhuma das empresas comentou sobre o assunto.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Hoje e amanhã, Aeroporto de Guarulhos realiza campanha de doação de...

0
A GRU Airport está realizando a campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Pró-Sangue, o Hospital Stella Maris e a Prefeitura de